Memória e invenção em Os anões, de Veronica Stigger

Autores

  • Maria Clara de Lima Barros Universidade Federal de Alagoas
  • Susana Souto Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.243-254

Resumo

Esta pesquisa se propõe a analisar a obra Os anões (2010) de Veronica Stigger, escritora da literatura brasileira contemporânea, buscando discutir as relações entre memória e invenção que atravessam as narrativas escolhidas para compor o corpus do trabalho. Sua produção literária se oferece aqui como objeto de estudo que desafia os limites entre os gêneros literários e não literários, realidade e ficção, escrita e vida, e se faz num universo sobretudo autônomo. Para isso, foram escolhidos os textos “Imagem verdadeira”, “200 m²”, “Poeta Drummond Flat Service” e “Tatuagem”, considerando procedimentos vinculados à memória, escrita e autobiografia ficcional. Como fundamento teórico-metodológico, foram selecionados estudos de teoria e crítica literária, em diálogo com textos que tratam da literatura, da memória e da escrita na contemporaneidade, além da fortuna crítica da autora e da obra estudada. A partir disso, destaca-se a frequente retomada dialógica de uma vasta memória de textos e de elementos urbanos no livro pesquisado, bem como a relação de reciprocidade entre invenção e memória e a exploração dos limites entre biografia e ficção, na obra de Veronica Stigger, como atitudes que refletem as características da literatura contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara de Lima Barros, Universidade Federal de Alagoas

Professora efetiva da rede estadual de Alagoas, mestranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas e graduada em Letras Português pela mesma universidade. E-mail: mclaralbarros@gmail.com

Susana Souto Silva, Universidade Federal de Alagoas

Professora associada da Fale/UFAL. Doutora em Estudos Literários (UFAL, 2008), mestre em Literatura Brasileira (USP, 1999) e graduada em Letras Português (UFAL, 1993). É líder do grupo Poéticas Interartes.  E-mail: ssoutos@gmail.com

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução: Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRITTO, Paulo Henriques. Poesia e memória. In: PEDROSA, Celia (Org.). Mais poesia hoje. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000.

CANDIDO, Antonio. Ficção e confissão. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto. In: Valise de Cronópio. Tradução: Davi Arriguci e Joao Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2006, p. 147-163.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. História. Teoria. Ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

KLINGER, Diana. Escrita de si como performance. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 10, n. 12, p. 11-30, 2008.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. Irene Ferreira e outros. Campinas-SP, 2003.

OLIVEIRA, Eliana Kefalás. O jogo do texto no ensino da literatura: por uma metodologia performativa. Literatura e Outras Artes: Interfaces, reflexões e diálogos com o ensino. CARVALHO, AS (org.). João Pessoa: Editora da UFCG, 2018.

RIBEIRO, Luiz Antonio. Verônica Stigger: montagem íntima e arqueologia poética do presente. QORPUS. Santa Catarina, n. 30, p. 71-80, jul/out 2019.

RICOEUR, Paul. Memória, história, esquecimento. Disponível em: <https://www.uc.pt/fluc/uidief/textos_ricoeur/memoria_historia>. Acesso em: 15 de setembro de 2021.

SAMOYAULT, Tiphaine. A intertextualidade. Tradução: Sandra Nitrini. São Paulo: Aderaldo e Rothschild, 2008.

SILVA, Susana Souto. Mínimo, múltiplo e incomum: o conto de Veronica Stigger. Revista Diálogos. Universidade Estadual de Pernambuco. Garanhuns: Ed. UPE, 2015.

STIGGER, Veronica. Os anões. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

STIGGER, Veronica. Veronica Stigger. Teresa, n. 10-11, p. 64-65, 2010.

VALDATI, Nilcéia; MOTTER, Fernanda. Literatura contemporânea e campo expansivo: a encenação da linguagem em Veronica Stigger. Organon, v. 34, n. 67, p. 1-14, 2019.

Downloads

Publicado

2024-07-27

Como Citar

BARROS, Maria Clara de Lima; SILVA, Susana Souto. Memória e invenção em Os anões, de Veronica Stigger. Revista Leitura, [S. l.], n. 81, p. 243–254, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202481.243-254. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17408. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários