Atividade turística nas orlas: interferências, particularidades e a qualidade dos serviços de alimentos e bebidas da praia de Ponta Negra, Natal/RN, Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V13.N2.A16483pp.36-5716483Palavras-chave:
Turismo, Qualidade, A&B, Ponta NegraResumo
A qualidade nos serviços de A&B é um fator importante para a satisfação dos turistas. Compreendendo a diversidade de interferências e particularidades por meio do turismo nas orlas, esse estudo teve como objetivo geral “identificar como os turistas avaliam os serviços de alimentos e bebidas ofertados na praia de Ponta Negra, em Natal/RN”, contando com os seguintes objetivos específicos: conhecer o perfil dos turistas que frequentam a praia de Ponta Negra; compreender, na visão dos turistas, a qualidade (comercial, tangível e intangível) dos serviços de alimentos e bebidas da praia; e propor, a partir de tais percepções, apontamentos para uma melhor gestão dos serviços nos estabelecimentos de A&B da praia de Ponta Negra. A pesquisa utilizou-se da triangulação de dados, com destaque para a abordagem quantitativa, com uma amostra de 172 turistas que responderam a um questionário contendo 22 questões, um dos critérios era ter consumido os serviços de A&B ofertados na praia, lócus do estudo. Para analisar os dados utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 22.0. Sobre o perfil dos investigados na pesquisa, em sua maioria, jovens e adultos, predominando renda familiar superior a três salários mínimos, com representação de todas as regiões do Brasil. Os turistas, de um modo geral, atribuíram notas 07 e 08 (41,86%) e 09 e 10 (44,76%) para a qualidade dos serviços ofertados pelos estabelecimentos de A&B. Os resultados mostraram que todas as variáveis que compõem a dimensão de qualidade comercial, tangível e intangível apresentaram valores de média favoráveis, indicando um nível de concordância positivo com os serviços prestados em Ponta Negra. Recomenda-se que os estabelecimentos de A&B sejam melhor acompanhados, assistidos e incluídos nas ações de planejamento participativo, integrado e responsável, rumo a uma gestão eficiente do turismo na praia de Ponta Negra.
Downloads
Referências
ALMEIDA, S. P.; ARAÚJO, M. R. M.; MOTA, P. E. S.; BARROS, M. M. S.; & MENDONÇA, A. C. M. Percepção de qualidade de um bar da orla de Aracaju-SE pelos frequentadores: estudo de caso. Scientia Plena, v. 10, n. 6, pp. 1-13, 2014.
ANGNES, D. L.; MOYANO, C. A. M.; LENGLER, J. F. B. Avaliação da satisfação do cliente em serviços de restaurantes com aplicação do ACSI. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 9, n.1, pp. 174-193, 2015. DOI: 10.7784/rbtur.v9i1.725.
ARAÚJO, Lindemberg Medeiros De. Análise de stakeholders para o turismo sustentável. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 8, n.1, pp. 91-99, 2008.
AZEVEDO, L. G. M. R. P. P.; MOURA, L. R. C.; SOUKI, G. Q. Escolhendo um Restaurante: atributos importantes e suas respectivas dimensões consideradas no processo de decisão do consumidor. Revista Turismo em Análise, ECA-USP, v. 28, n.2, pp. 224-244, 2017.
BAKS, Arup Kumar; PARIDA, Bivraj Bhusan. Exploring relationship between controllable metrics and socio-environmental performance indicators in responsible tourism context using temporal causal model. Revista Anais Brasileiros de Estudos Turísticos, Juiz de Fora (Brasil), v. 10, pp. 1-15, 2020.
BOMBANA, B. A.; MARCHESE, L. As praias ao longo do tempo. In: Praias: Princípios e Diretrizes para Gestão. (Orgs.) POLETTE, M.; BOMBANA, B. A.; LONGARETE, C.; CONDE, D. Itajaí: Autor e editor, 2022.
BRASIL. Ministério do Turismo. Radar do Turismo: Boletim Mensal de Estatísticas do Turismo. Ano 1, n. 6, julho, 2022.
CARVALHO, Ana Branca Soeiro De; CANUTO, Simone. Ferramentas da qualidade no apoio à gestão de pequenas empresas do setor de turismo. Revista Gestin, Escola Superior de Gestão, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal, v. 13, n. 2, pp. 81-96, 2016.
COELHO, Margarida Hatem Pinto; SAKOWSKI, Patrícia A. Morita. Perfil da mão de obra do turismo no Brasil nas atividades características do turismo e em ocupações. In: Texto para discussão. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília, 2014.
COOPER, C.; FLETCHER, J; FYALL, A; GILBERT, D; WANHILL, S. Turismo, Princípios e Prática, 3 ed. São Paulo: Bookman, 2007.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
GOVERNO DO RN. Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável para a Região Metropolitana de Natal, Natal Metrópole, 2020. Recuperado de <https://www.prefeitura.natal.br/storage/app/media/sempla/biblioteca/Produto_2_2.pdf> Acesso em: 30 mai. 2023.
GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. 2 ed. Penso, 2012.
GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
HAIR JR, J.; BLACK, W.; BABIN, B.; ANDERSON, R.; TATHAM, R. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
LAGE, B. H. G., & MILONE, P. C. Economia do turismo. São Paulo: Atlas, 2001.
LIMA, Rita; VICENTE, Paula. A qualidade do serviço como determinante da satisfação dos turistas nos hostels de Lisboa. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, pp. 4-18, 2016.
LIMA, Keila Regina Santos; CUNHA, Silvânia Melo Da; & MOREIRA, Sueli Aparecida. Comensalidade em bares como opção de lazer entre jovens da Zona Norte de Natal/RN. Cenário - Revista Interdisciplinar em Turismo e Território, Brasília, v. 7, n. 13, pp. 103-116, 2019. DOI: 10.26512/revistacenario.v7i13.27061
LOZOYA, J. P. As praias como sistemas socioecológicos. In: Praias: Princípios e Diretrizes para Gestão. (Orgs.) POLETTE, M.; BOMBANA, B. A.; LONGARETE, C.; CONDE, D. Itajaí: Autor e editor, 2022.
MARÔCO, J. Análise de equações estruturais: fundamentos teóricos, software e aplicações. [s.1]: PSE/Report Number, 2010.
MASCARENHAS, R. G. T.; GÂNDARA, J. M. G. O papel da gastronomia na qualidade e na competitividade dos destinos turísticos. CULTUR – Revista de Cultura e Turismo, v. 9, n. 1, 2015.
MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
MONDO, T. S. Tourqual: Gestão da qualidade em destinos e equipamentos turísticos. São Paulo: Paco Editorial, 2019.
MONDO, T. S.; SOARES, M. H. A.; LEITE, F. C. de L.; TONERA, R. Análise da Qualidade de Serviços Turísticos na Fortaleza de São José da Ponta Grossa - Florianópolis, utilizando o Tourqual. Revista Turismo em Análise, ECA-USP, v. 31, n. 3, pp. 477- 498, 2021.
MONDO, T. S., LAVANDOSKI, J., SOUZA NETO, V. R. DE; CASTRO JUNIOR, D. F. L. de. TOURQUAL-BAR: validação de escala de mensuração da qualidade de serviços em bares turísticos. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 17, 2023.
DOI: https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2657
MORITZ, T.; ALVEZ, F. L.; COSTA, C. Gestão integrada de zonas costeiras: A importância para os destinos turísticos. Revista Turismo & Desenvolvimento, n. 21/22, pp. 153-165, 2014.
NARDELLI, M. A.; VIANNA, T. E.; NITSCHE, L. B. Integração comunitária: Red Tusco como um modelo de gestão participativa na organização do turismo local. Caderno Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, pp. 111-125, 2016.
NETTO, Joviniano Pereira da Silva. Indicadores de Sustentabilidade como Suporte ao Planejamento do Turismo: Aspectos Conceituais e Metodológicos. Rosa dos Ventos, v. 13, n. 1, Universidade de Caxias do Sul, Brasil, 2021.
OLIVEIRA, S. D. Uso de indicadores de sustentabilidade no contexto da atividade turística. Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 13, n. 1, 2020.
PREFEITURA DO NATAL. Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima do Município de Natal. Recuperado de: <https://gestaodaorla.natal.rn.gov.br/midia/documentos/PGINATAL-PlanodeGestaoIntegrada.pdf> Acesso em: 22 mai. 2023.
RABAHY, W. A.; REJOWSKI, M. Experiência brasileira em contas nacionais do turismo. Revista Turismo em Análise, v. 12, n. 2, pp. 32-42, 2001.
RIBEIRO, W. DE O.; COSTA, M. A. F.; TAVARES, M. G. DA C. As Práticas Turísticas na Orla Oeste da Ilha de Mosqueiro, Região Metropolitana de Belém, PA. Revista Rosa dos Ventos, v. 5, n. 3, pp. 528-544, 2013.
RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1985.
SALINAS, J. L. A.; BUSTAMANTE, K. J.; IÑIGUEZ, M. P. C. Percepción del turista sobre el servicio de alimentos y bebidas. Sitio, Playa Bajoalto, Cantón El Guabo, El Oro, Ecuador. Revista Interamericana de Ambiente y Turismo, v. 15, n. 1, pp. 93-101, 2019.
SEBRAE/RN; PREFEITURA DO NATAL. Mapeamento dos empreendimentos turísticos de Natal. Relatório dos Equipamentos de Gastronomia. 42f., 2023.
SCHIFFMAN, L; KANUK, L. Comportamento do consumidor. 6 ed. LTC Editora, 2000.
TEAS, R. K. Expectations as a comparison standard in measuring service quality:
an assessment of a reassessment. Journal of marketing, v. 58, n. 1, pp. 132-139. 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).