Atividade turística nas orlas: interferências, particularidades e a qualidade dos serviços de alimentos e bebidas da praia de Ponta Negra, Natal/RN, Brasil.

Autores

  • Darlyne Fontes Virginio Instituto Federal do Rio Grande do Norte -IFRN
  • Josemery Araújo Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
  • Kaline Mendonça dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
  • Sérgio Marques Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Palavras-chave:

Turismo, Qualidade, A&B, Ponta Negra

Resumo

A qualidade nos serviços de A&B é um fator importante para a satisfação dos turistas. Compreendendo a diversidade de interferências e particularidades por meio do turismo nas orlas, esse estudo teve como objetivo geral “identificar como os turistas avaliam os serviços de alimentos e bebidas ofertados na praia de Ponta Negra, em Natal/RN”, contando com os seguintes objetivos específicos: conhecer o perfil dos turistas que frequentam a praia de Ponta Negra; compreender, na visão dos turistas, a qualidade (comercial, tangível e intangível) dos serviços de alimentos e bebidas da praia; e propor, a partir de tais percepções, apontamentos para uma melhor gestão dos serviços nos estabelecimentos de A&B da praia de Ponta Negra. A pesquisa utilizou-se da triangulação de dados, com destaque para a abordagem quantitativa, com uma amostra de 172 turistas que responderam a um questionário contendo 22 questões, um dos critérios era ter consumido os serviços de A&B ofertados na praia, lócus do estudo. Para analisar os dados utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 22.0. Sobre o perfil dos investigados na pesquisa, em sua maioria, jovens e adultos, predominando renda familiar superior a três salários mínimos, com representação de todas as regiões do Brasil. Os turistas, de um modo geral, atribuíram notas 07 e 08 (41,86%) e 09 e 10 (44,76%) para a qualidade dos serviços ofertados pelos estabelecimentos de A&B. Os resultados mostraram que todas as variáveis que compõem a dimensão de qualidade comercial, tangível e intangível apresentaram valores de média favoráveis, indicando um nível de concordância positivo com os serviços prestados em Ponta Negra. Recomenda-se que os estabelecimentos de A&B sejam melhor acompanhados, assistidos e incluídos nas ações de planejamento participativo, integrado e responsável, rumo a uma gestão eficiente do turismo na praia de Ponta Negra.

Biografia do Autor

Darlyne Fontes Virginio, Instituto Federal do Rio Grande do Norte -IFRN

Doutoranda (2021) e Mestre (2009-2011) em Turismo pelo PPGTUR/UFRN. Bacharel em Turismo pela UFRN (2004-2007). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN 

Josemery Araújo Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Doutora em Recursos Naturais pela UFCG, Brasil.

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Kaline Mendonça dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Doutora em Turismo pela UFRN, Brasil. Servidora pública em comissão na Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte, Brasil.

Sérgio Marques Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Doutor em Agronomia pela USP, Brasil.

Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

2023-12-11

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