São João da Parnaíba: a demanda do evento sob a ótica do turismo

Autores

  • Joseane da Conceição Sousa UFPI
  • André Riani Costa Perinotto UFPI - Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V5.N1.A1698pp.91-1131698

Palavras-chave:

Turismo, Produto turístico, Eventos culturais, São João da Parnaíba

Resumo

Este trabalho foi realizado com objetivo de analisar o evento São João da Parnaíba (Piauí-Brasil) a partir de sua demanda, este por se tratar de um evento cultural surge da fusão de dois segmentos turísticos, sendo eles: turismo cultural e turismo de eventos. Os eventos culturais que tem se tornado importante na atividade turística, dentre os exemplos de maiores expressividade, cita-se as Festas de São João, que por sua vez é o objeto de estudo deste trabalho. Com propósito de identificar turistas no evento, já que este coincide com o período de alta temporada na cidade, a fim de viabilizar a importância do evento como alternativa de turismo em Parnaíba-PI. Para subsidiar o estudo abordaram-se temas como turismo cultural, turismo de eventos, eventos culturais como produto turístico, comportamento do consumidor e breve histórico do São João da Parnaíba. A metodologia aplicada foi através de pesquisa bibliográfica e de campo, nesta utilizou-se questionário e entrevistas para a coleta de dados no trans e pós-evento. Ficou evidente que o evento São João da Parnaíba possui potencial para ser um produto turístico que incremente a oferta turística. Desse modo, o evento é uma oportunidade para um novo segmento turístico e posteriormente o desenvolvimento do turismo em Parnaíba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseane da Conceição Sousa, UFPI

Graduação em Turismo (Bacharel em Turismo) pela Universidade Federal do Piauí

André Riani Costa Perinotto, UFPI - Universidade Federal do Piauí

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Metodista de Piracicaba. Especialização em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SP. Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista -UNESP/Rio Claro. Doutorado em Ciências da Comunicação - UNISINOS. Professor Adjunto - D.E. (Efetivo) – Curso de Turismo da UFPI (Parnaíba).

Downloads

Publicado

01-08-2015

Como Citar

Sousa, J. da C., & Perinotto, A. R. C. (2015). São João da Parnaíba: a demanda do evento sob a ótica do turismo. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 5(1), 91–113. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V5.N1.A1698pp.91-1131698

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)