O potencial de uma localidade para a oferta cultural e criativa e sua contribuição ao turismo: um método de avaliação

Autores

  • Jacqueline Maria Corá Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Pedro de Alcântara Bittencourt César Instituto Federal de São Paulo - unidade Campos do Jordão

DOI:

https://doi.org/10.28998/ritur.V14.N2.A2024.pp105-133.18325

Palavras-chave:

Oferta cultural e criativa, Turismo criativo, Cidades, Método, Modelo Prático-Teórico

Resumo

No contexto contemporâneo em que mais da metade da população é urbana, as cidades assumem o protagonismo e são desafiadas a (re)descobrirem novos recursos a fim de atender as diferentes demandas da sociedade. Nesse contexto, a oferta cultural e criativa passa a ser entendida como recurso estratégico no âmbito econômico e, por meio das indústrias culturais e criativas e do turismo criativo, gera externalidades positivas promotoras de desenvolvimento sustentável local. Assim, evidencia-se a necessidade de identificar e valorizar as práticas que utilizam a cultura e a criatividade para agregar valor à cidade e que contribuam para a sua sustentabilidade. A partir desse entendimento, este estudo tem por objetivo elaborar um método a fim de compreender as potencialidades de uma localidade para a oferta de atividades culturais e criativas (ACCs), incluindo bens e serviços, com destaque ao turismo criativo. Para tanto, o estudo está assentado no método compreensivo weberiano, que propõe a construção de um modelo Tipo Ideal congregando todas as particularidades encontradas em fenômenos de mesma natureza, obtendo-se, portanto, um modelo abstrato e utópico, cujo principal objetivo é estabelecer um confronto com a realidade observada empiricamente. Dessa forma, a pesquisa de abordagem qualitativa, de tipo exploratório, adotou como procedimento metodológico a revisão teórica seguida da análise de conteúdo de 16 estudos aplicados que permitiram elencar os aspectos-chave necessários à construção do instrumento. Como resultado, obteve-se o Modelo Prático-Teórico (MPT) constituído por seis Dimensões (Humana, Econômica, Social, Cultural, Governança e Instrumental); 16 categorias de análise (Talento, Produção, Educação, Identidade e Pertencimento, Cultura, História e Memória, Resiliência, Relacional, Inteligência Coletiva e Gestão Pública, Meio Ambiente, Tecnologias, Infraestrutura e Recursos, Economia Digital, Emprego e Renda e Desenvolvimento), a partir das quais se elencou os indicadores e variáveis para a avaliação da localidade quanto as ACCs e sua relação com o turismo.

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Biografia do Autor

Jacqueline Maria Corá, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutora em Turismo e Hospitalidade pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (2021); Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002); MBA em Gestão Universitária (UCS- 2014); Especialização em Planejamento Econômico de Empresas, pela Universidade de Caxias do Sul (1998); Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul (1992), Graduada em História pela Universidade de Caxias do Sul (1986). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da UCS (PPGTURH-UCS) e professora e coordenadora do Curso de Ciências Econômicas da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Economia, com ênfase na História Econômica e História do Pensamento Econômico; Economia de Empresas, Economia Criativa e Turismo Criativo. Ministra as disciplinas de Organização Industrial, Economia de Empresas, História Econômica Geral, e Evolução do Pensamento Econômico. Custos e formação de preços, Plano de Negócios . Atua nos programas de pós-graduação na área de Gestão e Estratégias de Precificação, Economia Empresarial e Tendências Macroeconômicas, Turismo e Economia. É membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Urbanos e Núcleo de Estudos Migratórios. Integra o grupo de trabalho do Diagnóstico do Corede Serra 2015-2030. Coordena o Projeto de Educação Financeira nas Escolas de Ensino Médio; coordena o Projeto Banco de Dados da Região das Hortênsias. Áreas de interesse: Economia e Cidades, Economia Criativa, Turismo Cultural e Criativo, Cidades Criativas, Desenvolvimento Econômico e Educação Financeira.

Pedro de Alcântara Bittencourt César, Instituto Federal de São Paulo - unidade Campos do Jordão

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (2007), com estágio pós-doutoral em História (UCS), Arquiteto e Urbanista pela Universidade de Taubaté (1989), mestre em Planejamento e Gestão em Turismo Ambiental e Cultura pelo Centro Universitário Ibero Americano (2002) e especialista em Planejamento e Marketing Turístico (SENAC-SP, 2000). Docente Adjunto III na Área do Conhecimento de Ciências Sociais e de Artes e Arquitetura e Professor do Corpo Permanente e Coordenador no Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professor Visitante do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU) , do Centro de Investigações sobre Espaços e Organizações da Universidade do Algarve (CIEO-UAlg) e da Universidad Autonoma do Estado do México. Autor de inúmeras publicações com destaca ao material de Educação para o turismo do Ministério do Turismo, o livro Turismo e Planejamento Sustentável pela Educs e, atualmente, publicações na Universidade do Algarves, Universidade do Minho e Universidade de Coimbra. Coeditor da revista Rosa dos Ventos, Líder do Grupo no CNPq em Estudos Urbanos e do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento em Cultura, Arte e Patrimônio, da UCS e professor produtividade CNPq. Tem experiência e pesquisa na área de Turismo, Artes, Hotelaria e Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento, Planejamento Urbano e Regional, Patrimônio cultural, Turismo cultural e Enoturismo.

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Publicado

04-12-2024

Como Citar

Corá, J. M., & de Alcântara Bittencourt César, P. (2024). O potencial de uma localidade para a oferta cultural e criativa e sua contribuição ao turismo: um método de avaliação. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 14(2), 105–133. https://doi.org/10.28998/ritur.V14.N2.A2024.pp105-133.18325

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