QUADROS SEDUTORES NO CAMPO DO TURISMO E MÍDIA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PARAIBANA PELA MÍDIA TURÍSTICA

André Luiz Piva de Carvalho

Resumo


Desenvolvemos o estudo na acepção de que a identidade, como objeto e produto de configurações simbólicas, possíveis em diferentes enunciações representativas, é dependente de formulações discursivas, podendo, assim, surgir em variadas interpretações e reconhecimentos. Logo, determinado grupo social pode ser enunciado e reconhecido em diferentes sentidos, como também de forma fragmentada, com diversos perfis identitários, a exemplo do objeto central das abordagens analíticas do artigo, as projeções discursivo-imagéticas da mídia que constroem o mundo nordestino-paraibano, as quais examinamos de modo a contextualizar suas linguagens, verbais e não verbais, e sentidos, que se notabilizam por um direcionamento promocional e persuasivo. Em nossas análises empregamos os preceitos teóricos e procedimentos metodológicos da análise do discurso.


Palavras-chave


identidade regional, construção da identidade, identidade paraibana, identidade turística.

Texto completo:

PDF



Locations of visitors to this page

Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


Licença Creative Commons
Os originais publicados na Revista Iberoamericana de Turismo estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).