Perfil de consumo dos turistas gays e bissexuais masculinos brasileiros (2019-2020)

Autores/as

Palabras clave:

Turismo LGBT, Turistas gays, Consumo.

Resumen

Estudos focados em turistas LGBTs têm sido pouco realizados no âmbito brasileiro, fazendo com que o mercado e a Academia adotem pesquisas de outros países para amparar o cenário nacional. Ocorre que os dados importados não refletem a realidade. Este estudo objetiva identificar se o comportamento de consumo em viagens de lazer dos turistas gays e bissexuais masculinos manifesta categorias do pink money, do hedonismo, do lazer. A metodologia utilizada foi um estudo quali-quantitativo, composto por uma pesquisa survey inserida na plataforma Google Forms, com 1.403 respondentes gays e bissexuais masculinos. Os resultados apontaram que o público brasileiro difere em diversos aspectos dos turistas norte-americanos, não refletindo as características econômicas e motivacionais apontadas pela Organização Mundial do Turismo (2017), além de desmistificar que turistas gays buscam por turismo sexual. As peculiaridades dos turistas gays e bissexuais brasileiros traçam um perfil único desse público, caracterizado por não ter filhos, com idade média de 30 anos, pertencente à “Classe C” e que busca atividades culturais e de descanso em suas viagens de lazer.

Biografía del autor/a

Christopher Smith Bignardi Neves, Universidade Federal do Paraná

Doutorado (cursando) em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestrado em Turismo pela UFPR; Mestrado (cursando) em Gestión y Dirección de Equipos pela Escuela de Negocios Europea de Barcelona - ENEB. Especialista em Coordenação Pedagógica pela UFPR; em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar pela UFPR, Setor Litoral; em Gestão Escolar pelo Instituto Superior do Litoral do Paraná - ISULPAR. Graduado (Técnologo) em Gestão de Turismo pela UFPR, Setor Litoral; Graduado (Licenciatura Plena) em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Servidor Público na Prefeitura Municipal de Paranaguá. Realiza pesquisas envolvendo principalmente temas LGBT+.

Publicado

2021-12-22

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.