A tradição como fantasia de mercado: um estudo sobre a função da ideologia que orienta o consumo na Folia do Papangu

Autores/as

  • Rodrigo César Tavares Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco
  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V8.N1.A3457pp.17-353457

Palabras clave:

Tradição, Fantasia Ideológica, Carnaval

Resumen

A Folia do Papangu é uma festa carnavalesca que movimenta a economia da pequena cidade de Bezerros, interior de Pernambuco. O evento oferece uma experiência com a tradição histórica da região. O fenômeno foi observado segundo a concepção de tradição inventada de Eric Hobsbamw e o conceito de fantasia ideológica de Slavoj Žižek por meio de uma análise do discurso foucauldiana. Foram utilizados entrevistas etnográficas, fotografias, anotações de campo e documentos. Essa base teórica e metodológica permitiu entender a tradição do Papangu como fantasia ideológica a qual emerge da interação dos agentes envolvidos com o evento. Essa ideologia tem função organizativa, isto é, dá sentido e forma à gestão e fruição da festa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo César Tavares Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Administração e mestre pelo Propad - Universidade Federal de Pernambuco

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Universidade Federal de Pernambuco

André Leão holds a PhD degree in Management from Federal University of Pernambuco, where he is associate professor at the Management Department (DCA/UFPE) and faculty member of the Management Graduate Program (Propad/UFPE). He is fellow research of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), ad hoc reviewer for CNPq, Capes and several journals and scientific meetings, and coordinator of projects sponsored by research funding agencies. His publication is mainly on brands and consumer culture. His current research focus is on the entertainment industry, considering both media products and the activities and productions of its fans, under a post-structuralist perspective, following the agenda of the Circle of Fan, Media and Entertainment Studies (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7927916631597710).

Publicado

2018-05-14

Cómo citar

Cavalcanti, R. C. T., & Leão, A. L. M. de S. (2018). A tradição como fantasia de mercado: um estudo sobre a função da ideologia que orienta o consumo na Folia do Papangu. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 8(1), 17–35. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V8.N1.A3457pp.17-353457

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.