A tradição como fantasia de mercado: um estudo sobre a função da ideologia que orienta o consumo na Folia do Papangu
DOI:
https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V8.N1.A3457pp.17-353457Palabras clave:
Tradição, Fantasia Ideológica, CarnavalResumen
A Folia do Papangu é uma festa carnavalesca que movimenta a economia da pequena cidade de Bezerros, interior de Pernambuco. O evento oferece uma experiência com a tradição histórica da região. O fenômeno foi observado segundo a concepção de tradição inventada de Eric Hobsbamw e o conceito de fantasia ideológica de Slavoj Žižek por meio de uma análise do discurso foucauldiana. Foram utilizados entrevistas etnográficas, fotografias, anotações de campo e documentos. Essa base teórica e metodológica permitiu entender a tradição do Papangu como fantasia ideológica a qual emerge da interação dos agentes envolvidos com o evento. Essa ideologia tem função organizativa, isto é, dá sentido e forma à gestão e fruição da festa.Descargas
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Publicado
2018-05-14
Cómo citar
Cavalcanti, R. C. T., & Leão, A. L. M. de S. (2018). A tradição como fantasia de mercado: um estudo sobre a função da ideologia que orienta o consumo na Folia do Papangu. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 8(1), 17–35. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V8.N1.A3457pp.17-353457
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Artigos
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