Relações entre ensino-aprendizagem e os desafios do bacharel em turismo na docência universitária: o caso de uma instituição de ensino superior (IES)

Autores/as

  • Adriana Santos Brito Universidade Federal do Piauí Campus Ministro Reis Velloso.
  • Claudiane Lúcia Souza Universidade Federal do Piauí. Campus Ministro Reis Velloso.

Palabras clave:

Turismo. Teoria e prática. Docência Universitária. Desafios.

Resumen

O presente artigo teve como objetivo analisar como os docentes do Curso de Bacharelado em Turismo de uma instituição de ensino superior, trabalham teoria e prática do ensino em Turismo, diante dos desafios impostos pela docência universitária. Para isso, a pesquisa buscou embasamento em autores que detêm grande propriedade de conhecimento no assunto abordado, assim como em livros, artigos e diálogos entre profissionais da área, que buscam explicar e desenvolver a prática da docência no país. Dessa maneira, em sua coleta de dados questionou-se as principais dificuldades relacionadas à docência universitária em turismo e as possíveis relações entre teoria e prática que o curso oferece. A análise de dados materializou-se por meio das respostas obtidas nas entrevistas aplicadas aos docentes e, a partir das informações observadas neste instrumento atingiu-se o objetivo central da pesquisa. Portanto, a teoria e a prática constroem discursos que colocam o ensino-aprendizagem como objeto de relevância no que tange à formação de alunos para o mercado de trabalho e de novos profissionais que desejam atuar na docência universitária em turismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Santos Brito, Universidade Federal do Piauí Campus Ministro Reis Velloso.

 Mestra em Artes, Patrimônio e Museologia pela UFPI.

Docente do curso de Bacharelado em Turismo pela UFPI.

 

 

 

 

Claudiane Lúcia Souza, Universidade Federal do Piauí. Campus Ministro Reis Velloso.

Bacharela em Turismo pela UFPI.

Publicado

2018-05-14

Cómo citar

Brito, A. S., & Souza, C. L. (2018). Relações entre ensino-aprendizagem e os desafios do bacharel em turismo na docência universitária: o caso de uma instituição de ensino superior (IES). RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 8(1), 74–99. Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/3667

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.