Relações entre ensino-aprendizagem e os desafios do bacharel em turismo na docência universitária: o caso de uma instituição de ensino superior (IES)

Autores

  • Adriana Santos Brito Universidade Federal do Piauí Campus Ministro Reis Velloso.
  • Claudiane Lúcia Souza Universidade Federal do Piauí. Campus Ministro Reis Velloso.

Palavras-chave:

Turismo. Teoria e prática. Docência Universitária. Desafios.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar como os docentes do Curso de Bacharelado em Turismo de uma instituição de ensino superior, trabalham teoria e prática do ensino em Turismo, diante dos desafios impostos pela docência universitária. Para isso, a pesquisa buscou embasamento em autores que detêm grande propriedade de conhecimento no assunto abordado, assim como em livros, artigos e diálogos entre profissionais da área, que buscam explicar e desenvolver a prática da docência no país. Dessa maneira, em sua coleta de dados questionou-se as principais dificuldades relacionadas à docência universitária em turismo e as possíveis relações entre teoria e prática que o curso oferece. A análise de dados materializou-se por meio das respostas obtidas nas entrevistas aplicadas aos docentes e, a partir das informações observadas neste instrumento atingiu-se o objetivo central da pesquisa. Portanto, a teoria e a prática constroem discursos que colocam o ensino-aprendizagem como objeto de relevância no que tange à formação de alunos para o mercado de trabalho e de novos profissionais que desejam atuar na docência universitária em turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Santos Brito, Universidade Federal do Piauí Campus Ministro Reis Velloso.

 Mestra em Artes, Patrimônio e Museologia pela UFPI.

Docente do curso de Bacharelado em Turismo pela UFPI.

 

 

 

 

Claudiane Lúcia Souza, Universidade Federal do Piauí. Campus Ministro Reis Velloso.

Bacharela em Turismo pela UFPI.

Downloads

Publicado

14-05-2018

Como Citar

Brito, A. S., & Souza, C. L. (2018). Relações entre ensino-aprendizagem e os desafios do bacharel em turismo na docência universitária: o caso de uma instituição de ensino superior (IES). RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 8(1), 74–99. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/3667

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.