Turismo pedagógico: um olhar acerca da formação do sujeito crítico por meio da prática de mediação museológica

Autores/as

Palabras clave:

Turismo Pedagógico, Mediação, Educação patrimonial, Museu, sujeito crítico.

Resumen

Este artigo sintetiza os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender a prática do Turismo Pedagógico no Instituto Inhotim através do programa de arte e educação proposto pelo complexo museológico. Como objetivos específicos analisaram-se de que forma a proposta de Turismo Pedagógico é aplicada, as ferramentas educativas utilizadas, assimilação da prática por parte dos indivíduos e como esse processo contribui para a formação do sujeito crítico. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, com pesquisa bibliográfica, aplicação de mapa conceitual e trabalho de campo, tendo como base o “Guia Básico de Educação Patrimonial”. Constatou-se a integração do museu com a sociedade por meio do Turismo Pedagógico, no qual a visita mediada proporcionou mudança de valores e sentimento de pertencimento nos educandos. Conclui-se, que de fato ocorreram transformações de pensamentos e atitudes do público investigado, auxiliando no processo de formação enquanto sujeitos críticos.

Biografía del autor/a

Joyce Kimarce do Carmo Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Estudos interdisciplinares do Lazer pela UFMG/EEFFTO. Mestre em Estudos interdisciplinares do Lazer pela UFMG/EEFFTO. Especialista em Políticas Públicas pela UNICAMP. Bacharel em Turismo na Universidade Federal de Minas Gerais. 

Ismael Da Costa Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Publicado

2019-12-16

Número

Sección

Artigos

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