Engajamento online de visitantes do destino turístico Brasil a partir da campanha Visit Brasil no Instagram

Autores/as

  • Daniella Barbosa Universidade Federal do Paraná
  • José Elmar Feger Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

Turismo, Instagram, estratégia, marketing, redes sociais

Resumen

A atividade turística na atualidade sofre a influência da conectividade e da interatividade dos viajantes, uma vez que postam fotografias das viagens e emitem opiniões nas redes sociais em tempo real. Neste contexto, a promoção dos destinos turísticos deixou de ser uma tarefa institucional realizada exclusivamente pelas organizações para se tornar uma via de mão dupla, na qual os turistas assumem um papel ativo na construção da imagem do destino. O presente trabalho tem por objetivo analisar a estratégia oficial de promoção do destino Brasil, realizada na rede social Instagram, com o uso da hashtag #visitbrasil. A pesquisa qualitativa, de abordagem exploratória foi realizada a partir da análise das imagens do destino, objeto de estudo, postadas por usuários do Instagram que utilizaram a hashtag #visitbrasil em suas publicações. A coleta de dados foi realizada com o auxílio da ferramenta online denominada Keyhole e a análise dos mesmos se deu por meio da adaptação do instrumento desenvolvido por Donaire e Galí (2011) ao pesquisar a imagem do destino Barcelona no Flickr. A presente pesquisa se propôs a aprofundar conhecimentos advindos da utilização da hashtag selecionada como uma estratégia de promoção do destino, bem como, verificar o alcance da mesma entre os viajantes. Os resultados apontam que a hashtag adotada na estratégia de promoção internacional do destino Brasil gera engajamento entre os usuários do Instagram, porém, ainda tem um alcance insipiente entre o público estrangeiro, uma vez que a maior parcela dos perfis que utilizam a hashtag é brasileira.

 

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Biografía del autor/a

Daniella Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Bolsista no Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná, turma 2018-2020. Especialista em Mídias Digitais pelo IPOG (2015). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (2007), em Gestão Hoteleira (2008) e Planejamento Turístico (2014) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Foi a terceira aluna da UFG a participar do Programa de Mobilidade Acadêmica entre IFES (atual Programa de Mobilidade Estudantil), pelo qual estudou 1 ano na Universidade Federal do Paraná (2005). Autora do livro Expedição BraBo- Uma trajetória de 15 dias por terras bolivianas e fundadora da organização não-governamental AIESEC em Goiânia. Reestruturou e gerenciou um escritório da AIESEC na Itália, pela mesma organização realizou um trainee profissional na Alemanha, em uma empresa de tecnologia da informação voltada para o mercado de games. Foi colunista do Portal Embarque na Viagem por 7 anos e atuou como Diretora de Promoção e Incentivo ao Turismo no Município de Goiânia antes de entrar no mestrado. Hoje, pequisa o impacto das transformações tecnológicas no comportamento de consumo de viagens das Gerações Y. 

José Elmar Feger, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Universidade do Contestado (1983), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz - UNISC, de Santa Cruz do Sul - RS (2010). Pós Doutorado no Departamento de Ciências Econômicas e Empresariais da UMA - Universidad de Málaga, Espanha (2017). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná - UFPR atuando como professor permanente no Mestrado Acadêmico em Turismo vinculado a linha de pesquisa Organizações Turísticas Públicas e Privadas. Líder do Grupo de Pesquisa CORE - Centro de Observação e Estudos Regionais concentrando-se na linha de investigação Políticas Públicas, Populações e Demografia. Participa como colaborador do GEPTA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Aplicada na linha de pesquisa Gestão da Informação e Aplicações Tecnológicas. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Pequenas Empresas e Gestão de Projetos. Em pesquisa atua preferencialmente com os seguintes temas: turismo, políticas públicas de turismo, desenvolvimento regional, empreendedorismo, qualidade em serviços, competitividade e análise de redes sociais.

Publicado

2020-06-03

Cómo citar

Barbosa, D., & Feger, J. E. (2020). Engajamento online de visitantes do destino turístico Brasil a partir da campanha Visit Brasil no Instagram. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 10(1), 221–234. Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/9968

Número

Sección

Artigos

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