Experiência em museus: uma análise de conteúdo de pesquisas recentes (2015 a 2017)
Palavras-chave:
Experiência, Museu, Marketing de experiência, Pesquisa BibliométricaResumo
O crescente consumo cultural, evolução tecnológica e a busca por lembranças duradouras unem os estudos da experiência memorável pelo marketing de experiência ao ambiente dos museus, tão conectados às atividades turísticas. O objetivo deste artigo é submeter à análise por pesquisa bibliométrica, trabalhos relacionados às experiências em museus, sob distintas óticas no período de 2015 a 2017 no Brasil e no exterior. Foram examinados 50 artigos de 39 periódicos considerados relevantes para o seguinte estudo. A classificação foi desenvolvida a partir de seis diferentes categorias de estudo de interesse a pesquisadores do tema: edutainment, tecnologia, gestão/estratégia, herança/patrimônio, ambiente e emoções. Dos artigos nesta análise, a categoria que une educação e entretenimento, o edutainment, foi a mais estudada juntamente com tecnologia e gestão/estratégia, tendo todas onze trabalhos cada. Além destes temas, outros dois tópicos de interesse mostraram-se importantes durante a pesquisa: memória e turista morador. Do total de instituições envolvidas nos artigos selecionados, 9,375% delas são brasileiras, sendo responsáveis por 16% dos trabalhos. A metodologia mais empregada foi a qualitativa (64%). O presente trabalho demonstra que as novas tecnologias se configuram como forte ponto de interesse no presente e possivelmente para o futuro, inclusive para ampliar o próprio edutainment, tanto na ótica dos gestores como na dos visitantes de museus.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).