Determinantes do crescimento do emprego no setor de Turismo no Nordeste: 2006-2015

Autores

Palavras-chave:

Empregos Formais, Setor de Turismo, Municípios do Nordeste

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar os determinantes do crescimento dos empregos formais no setor de Turismo para os municípios do Nordeste. Parte-se dos estudos de Lazzaretti e Capone (2009) e Ribeiro et al (2018), complementando-os na investigação dos efeitos de outras variáveis, tais como uma proxy para a violência, uma dummy para municípios litorâneos e o PIB per capita das cidades vizinhas. Através da econometria espacial foi possível estimar seis diferentes modelos, além de calcular os eventuais spillovers espaciais. Os principais resultados sugerem que o aumento da violência não contribuiu para minar o crescimento do emprego no setor de Turismo. Notou-se que a concentração da atividade, medida pelo quociente locacional, bem como o grau de diversidade econômica, capturada pelo índice de Hirschman-Herfindahl, foram positivos, significativos e robustos. Ademais, o trabalho sugere que o aumento do PIB per capita dos vizinhos estimula o crescimento do emprego daquele setor no município j, resultado inversamente proporcional ao obtido com a variável emprego, indicando uma tendência a competição entre os municípios da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Carneiro Rios Lopes, Universidade Salvador - UNIFACS

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da Universidade Salvador (UNIFACS). 

Carolina de Andrade Spinola, Universidade Salvador - UNIFACS

Doutora em Geografia pela Universidade de Barcelona (UB). Coordenadora e Professora Titula do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da Universidade Salvador (UNIFACS). Lider do Grupo de Pesquisas em Turismo e Meio Ambiente (GPTURIS) e Membro do Grupo de Estudos da Economia Regional e Urbana (GERURB).

Renato Barbosa Reis, Universidade Salvador - UNIFACS

Doutor em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da Universidade Salvador (UNIFACS). Lider do Grupo de Pesquisa em Análise Espacial do Desenvolvimento (GPAED).

Laumar Neves de Souza, Universidade Salvador - UNIFACS

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da Universidade Salvador (UNIFACS). Membro do Grupo de Estudos em Economia Regional e Urbana (GERURB).

Downloads

Publicado

25-06-2019

Como Citar

Lopes, T. H. C. R., Spinola, C. de A., Reis, R. B., & de Souza, L. N. (2019). Determinantes do crescimento do emprego no setor de Turismo no Nordeste: 2006-2015. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 9(1), 200–218. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/7048

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.