Bibliometric analysis in scientific production published in scientific journals in Brazil on Open Educational Resources

Authors

  • Vilma Machado Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Egon Walter Wildauer Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Paula Carina de Araújo https://orcid.org/0000-0003-4608-752X

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e1698

Keywords:

Open Educational Resources; OER; brazilian scientific production.

Abstract

The theme Open Educational Resources (OER) has been increasingly discussed in academia since 2012, when the World Congress on OER took place in Paris. At this event, UNESCO called on governments to implement open education policies as an incentive and promotion of OER. The objective of this research is to present a bibliometric analysis of Brazilian production on OER. The methodology adopted is a qualiquantitative approach and uses bibliometric study, through the content analysis technique, carried out by collecting data from the Scopus and Web of Science Databases. As a result, it was possible to identify 168 Brazilian productions about OER in the period between 1999 and 2022. The data were used to explore relevant aspects of this scientific production, such as: number of publications in the period between 1999 and 2020; the authors who produced the most during this period; titles and academic performance of the authors who produced the most; documental typology and area of knowledge of these productions. It is hoped that this article will contribute to fortifying the idealization of OER at the national level, as well as fortifying the movement to plan public policies in the educational sphere.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vilma Machado, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (PPGGI/UFPR), Mestra pelo Programa em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (PGPP/Univali), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bibliotecária-documentalista da UFPR.

Egon Walter Wildauer, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em mestrado em Engenharia de Produção e Qualidade pela Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC) e graduado em em Informática pela UFPR.

Paula Carina de Araújo

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP), mestra em Mestra em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora do Departamento de Ciência e Gestão da Informação e do Programa de Pós-graduação em Gestão da UFPR. 

References

AFONSO, M. da C. L. et al. Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE): tratamento da informação em um repositório educacional digital. Perspectivas em Ciência da Infor-mação, v. 16, n. 3, set. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362011000300009

AMIEL, T.; ZANCANARO, A. A produção acadêmica realizada em língua portuguesa sobre Recursos Educacionais Abertos: um estudo bibliométrico. DOI:10.5753/cbie.wcbie.2015.918

ARAUJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/16/5. Acesso em: 24 jun. 2022.

BATES, T. Educar na era digital [livro eletrônico]: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. (Coleção tecnologia educacional; 8). Disponível em:http://www.abed.org.br/arquivos/Educar_na_Era_Digital.pdf. Acesso em: 15 jul. 2022.

BRASIL. Portaria Nº 1.602, de 28 de dezembro de 2017. Dispõe sobre a implementação, junto às redes de educação básica municipais, estaduais e do Distrito Federal, das ações do Programa de Inovação Educação Conectada, instituído pelo Decreto no 9.204, de 23 de no-vembro de 2017. Disponível em: http://educacaoconectada.mec.gov.br/images/pdf/portaria_1602_28122017.pdf. Acesso em: 12 jul. 2022.

BRASIL. Decreto No 9.204, 2017. Institui o Programa de Inovação Educação Conectada. Dis-ponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9204.htm. Acesso em: 20 jul. 2022.

BRASIL. Lei No 13.005, 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 25 jul. 2

BRASIL. Portaria Nº451, 2018. Define critérios e procedimentos para a produção, recepção, avaliação e distribuição de recursos educacionais abertos ou gratuitos voltados para a edu-cação básica em programas e plataformas oficiais do Ministério da Educação. Disponível em:https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/14729210/do1-2018-05-17-portaria-n-451-de-16-de-maio-de-2018-14729206. Acesso em: 15 jul. 2022.

BRASIL. Decreto n. 5800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm. Acesso em: 28 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Pregão Eletrônico nº 4/2018 - Registro de Preços Nacional. 2017. Disponível em:http://www.fnde.gov.br/index.php/acoes/compras-governamentais/compras-nacionais/pregoes-eletronicos/item/11348-preg%C3%A3o-eletr%C3%B4nico-n%C2%BA-4-2018-%E2%80%93-registro-de-pre%C3%A7os-nacional. Acesso em: 20 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Rede virtual de educação tem novos conteúdos pedagógicos. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/210-1448895310/7658-sp-436089229. Acesso em: 30 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 1, de 11 de março de 2016. Estabelece Di-retrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/21393466/do1-2016-03-14-resolucao-n-1-de-11-de-marco-de-2016-21393306. Acesso em: 30 jul. 2022.

DEIMANN, M.; FARROW, R. Rethinking OER and their use: open education as building. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 14, n. 3, p. 344-360, 2013. Disponível em: http://oro.open.ac.uk/36572/1/Deimann%20%26%20Farrow.pdf. Acesso em: 16 jun. 2022.

FERREIRA, A. G. C. Bibliometria na avaliação de periódicos científicos. DataGramaZero, v.11, n.3, 2010. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/7110. Acesso em: 13 jun. 2012.

FERREIRA, G. M. dos; CARVALHO, J. de S.

Recursos educacionais abertos como tecnologias educacionais: considerações críticas. Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 144, p.738-755, jul./set., 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NbgrrcTbHhSvLKZWxZcCBCD/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.

INICIATIVA EDUCAÇÃO ABERTA. 2017. Disponível em:https://aberta.org.br/2o-congresso-mundial-de-rea-plano-de-acao-rumo-ao-4o-ods/. Acesso em: 07 jul.

MACHADO, V. et al. O desafio da educação a distância para os alunos com necessidades especiais. Ciênc. gestão foco, São Paulo, v. 2, 2021. Disponível em: https://faculdade.fafiltec.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Artigo-5-2021-3.pdf. Acesso em: 23 jul. 2021.

MARTINS, E. C. A educação aberta ou não formalidade (aprendizagens auto reguladas). Re-vista de Educação Superior da Escola de Castelo Branco, v. 11, n.19, jun. 2006. Disponível em: https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/238/1/Junho_%2869-95%292006.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.

MEIER, M. J.; FREITAS, M. do C. D. (Org). Manual de boas práticas REA Paraná. Curitiba: UFPR; UTFPR, 2014. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/38260. Acesso em: 20 jun. 2021.

MUELLER, S. P. M. Métricas para a ciência e tecnologia e o financiamento da pesquisa: al-gumas reflexões. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 13, n. esp., p. 24-35, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13nesp1p24. Acesso em:

OLIVEIRA, J. A. Silva de. et al. Recursos Educacionais Abertos (REA) na Universidade Federal do ABC. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2020. Anais [...] São Carlos, 2020. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1850>. Acesso em: 29 jul. 2021.

OLIVEIRA, E. B. P. M.; NORONHA, D. P. A comunicação científica e o meio digital. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 75-92, jan./jun. 2005. Disponível em: fi-le:///C:/Users/User/Downloads/1503075.pdf. Acesso em: 03 dez. 2022.

PETERS, M. A. Thehe history and amergent paradigm of open education. Rotterdam: Sen-se Publishers, 2008.

PLATAFORMA MEC de Recursos Educacionais Digitais. Disponível em:https://plataformaintegrada.mec.gov.br/sobre. Acesso em:13 jul. 2021

PORTAL DO PROFESSOR. O que os professores podem fazer no Portal? Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/sobre.html. Acesso em: 14 jul. 2021.

PORTAL Domínio público: biblioteca digital desenvolvida em software livre. Disponível em: dohttp://www.dominiopublico.gov.br/Missao/Missao.jsp. Acesso em: 24 jul. 2021.

RAMIREZ-MONTOYA, M. S. Challenges for Open Education with Educational Innovation: a systematic literature review. Sustainability, v. 12, n. 7053, 2020. doi:10.3390/su12177053.

SEMRUSH. Keyword Magic Tool: REA. Boston, MA, 2021. https://pt.semrush.com/analytics/keywordmagic/?q=recursos%20educacionais%20abertos&db=br&type=related. Acesso em: 25 jul. 2021.

SUGIMOTO, Cassidy R.; LARIVIÈRE, Vincent. Measuring Research: what everyone needs to know. Oxford: Oxford University Press.

MOED, Henk F. 2017. Applied evaluative informetrics. Cham, Switzerland: Springer, 2017. https://doi.org/10.1007/978-3-319-60522-7_14

TRZESNIAK, P. Indicadores quantitativos: como obter; avaliar; criticar e aperfeiçoar. Navus – Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 5-18, jul./dez., 2014.

TRZESNIAK, P. Indicadores quantitativos: reflexões que antecedem seu estabelecimento. Ci-ência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 159-164, maio/ago., 1998.

UNESCO. Recomendação sobre Recursos Educacionais Abertos (OER). 2019. Disponível em: http://portal.unesco.org/en/ev.php-URL_ID=

&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html. Acesso em: 11 nov. 2022.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB). Iniciativa de educação aberta da UNB é considerada a melhor do mundo: reconhecimento veio devido à capacidade de o projeto manter diálogo e sensibilizar gestores do país inteiro num espaço curso de tempo. 2020. Disponível em: uNB https://unbciencia.unb.br/humanidades/90-pedagogia/640-iniciativa-de-educacao-aberta-da-unb-e-considerada-a-melhor-do-mundo. Acesso em: 05 dez. 2022.

Published

2024-10-06

How to Cite

Machado, V., Wildauer, E. W., & Araújo, P. C. de. (2024). Bibliometric analysis in scientific production published in scientific journals in Brazil on Open Educational Resources. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e1698. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e1698

Issue

Section

Artigos | Articles

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.