Análisis bibliométrico en la producción científica publicada en revistas científicas de Brasil sobre Recursos Educativos Abiertos

Autores/as

  • Vilma Machado Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Egon Walter Wildauer Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Paula Carina de Araújo https://orcid.org/0000-0003-4608-752X

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e1698

Palabras clave:

Recursos Educativos Abiertos; REA; producción científica brasileña.

Resumen

El tema de los Recursos Educativos Abiertos (REA) ha sido cada vez más debatido en el mundo académico desde 2012, cuando se celebró el Congreso Mundial sobre REA en París. En este evento, la UNESCO llamó a los gobiernos a implementar políticas de educación abierta como incentivo y promoción de los REA. El objetivo de esta investigación es presentar un análisis bibliométrico de la producción brasileña sobre REA. La metodología adoptada es el enfoque cuantitativo con método cualitativo mixto, a través de la técnica de análisis de contenido, realizado con recolección de datos en las Bases de Datos Scopus y Web of Science. Como resultado, fue posible identificar 168 producciones brasileñas sobre REA en el período de 1999 a 2020. Los datos fueron utilizados para explorar aspectos relevantes de esa producción científica, tales como: número de publicaciones en el período de 1999 a 2020; los autores que más produjeron durante este período; títulos y desempeño académico de los autores que más produjeron; tipología documental y área de conocimiento de estas producciones. Se espera que este artículo contribuya a fortalecer la idealización de los REA a nivel nacional, así como a fortalecer el movimiento para planificar políticas públicas en el ámbito educativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vilma Machado, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (PPGGI/UFPR), Mestra pelo Programa em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (PGPP/Univali), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bibliotecária-documentalista da UFPR.

Egon Walter Wildauer, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em mestrado em Engenharia de Produção e Qualidade pela Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC) e graduado em em Informática pela UFPR.

Paula Carina de Araújo

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP), mestra em Mestra em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora do Departamento de Ciência e Gestão da Informação e do Programa de Pós-graduação em Gestão da UFPR. 

Citas

AFONSO, M. da C. L. et al. Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE): tratamento da informação em um repositório educacional digital. Perspectivas em Ciência da Infor-mação, v. 16, n. 3, set. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362011000300009

AMIEL, T.; ZANCANARO, A. A produção acadêmica realizada em língua portuguesa sobre Recursos Educacionais Abertos: um estudo bibliométrico. DOI:10.5753/cbie.wcbie.2015.918

ARAUJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/16/5. Acesso em: 24 jun. 2022.

BATES, T. Educar na era digital [livro eletrônico]: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. (Coleção tecnologia educacional; 8). Disponível em:http://www.abed.org.br/arquivos/Educar_na_Era_Digital.pdf. Acesso em: 15 jul. 2022.

BRASIL. Portaria Nº 1.602, de 28 de dezembro de 2017. Dispõe sobre a implementação, junto às redes de educação básica municipais, estaduais e do Distrito Federal, das ações do Programa de Inovação Educação Conectada, instituído pelo Decreto no 9.204, de 23 de no-vembro de 2017. Disponível em: http://educacaoconectada.mec.gov.br/images/pdf/portaria_1602_28122017.pdf. Acesso em: 12 jul. 2022.

BRASIL. Decreto No 9.204, 2017. Institui o Programa de Inovação Educação Conectada. Dis-ponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9204.htm. Acesso em: 20 jul. 2022.

BRASIL. Lei No 13.005, 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 25 jul. 2

BRASIL. Portaria Nº451, 2018. Define critérios e procedimentos para a produção, recepção, avaliação e distribuição de recursos educacionais abertos ou gratuitos voltados para a edu-cação básica em programas e plataformas oficiais do Ministério da Educação. Disponível em:https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/14729210/do1-2018-05-17-portaria-n-451-de-16-de-maio-de-2018-14729206. Acesso em: 15 jul. 2022.

BRASIL. Decreto n. 5800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm. Acesso em: 28 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Pregão Eletrônico nº 4/2018 - Registro de Preços Nacional. 2017. Disponível em:http://www.fnde.gov.br/index.php/acoes/compras-governamentais/compras-nacionais/pregoes-eletronicos/item/11348-preg%C3%A3o-eletr%C3%B4nico-n%C2%BA-4-2018-%E2%80%93-registro-de-pre%C3%A7os-nacional. Acesso em: 20 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Rede virtual de educação tem novos conteúdos pedagógicos. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/210-1448895310/7658-sp-436089229. Acesso em: 30 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 1, de 11 de março de 2016. Estabelece Di-retrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/21393466/do1-2016-03-14-resolucao-n-1-de-11-de-marco-de-2016-21393306. Acesso em: 30 jul. 2022.

DEIMANN, M.; FARROW, R. Rethinking OER and their use: open education as building. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 14, n. 3, p. 344-360, 2013. Disponível em: http://oro.open.ac.uk/36572/1/Deimann%20%26%20Farrow.pdf. Acesso em: 16 jun. 2022.

FERREIRA, A. G. C. Bibliometria na avaliação de periódicos científicos. DataGramaZero, v.11, n.3, 2010. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/7110. Acesso em: 13 jun. 2012.

FERREIRA, G. M. dos; CARVALHO, J. de S.

Recursos educacionais abertos como tecnologias educacionais: considerações críticas. Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 144, p.738-755, jul./set., 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NbgrrcTbHhSvLKZWxZcCBCD/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.

INICIATIVA EDUCAÇÃO ABERTA. 2017. Disponível em:https://aberta.org.br/2o-congresso-mundial-de-rea-plano-de-acao-rumo-ao-4o-ods/. Acesso em: 07 jul.

MACHADO, V. et al. O desafio da educação a distância para os alunos com necessidades especiais. Ciênc. gestão foco, São Paulo, v. 2, 2021. Disponível em: https://faculdade.fafiltec.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Artigo-5-2021-3.pdf. Acesso em: 23 jul. 2021.

MARTINS, E. C. A educação aberta ou não formalidade (aprendizagens auto reguladas). Re-vista de Educação Superior da Escola de Castelo Branco, v. 11, n.19, jun. 2006. Disponível em: https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/238/1/Junho_%2869-95%292006.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.

MEIER, M. J.; FREITAS, M. do C. D. (Org). Manual de boas práticas REA Paraná. Curitiba: UFPR; UTFPR, 2014. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/38260. Acesso em: 20 jun. 2021.

MUELLER, S. P. M. Métricas para a ciência e tecnologia e o financiamento da pesquisa: al-gumas reflexões. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 13, n. esp., p. 24-35, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13nesp1p24. Acesso em:

OLIVEIRA, J. A. Silva de. et al. Recursos Educacionais Abertos (REA) na Universidade Federal do ABC. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2020. Anais [...] São Carlos, 2020. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1850>. Acesso em: 29 jul. 2021.

OLIVEIRA, E. B. P. M.; NORONHA, D. P. A comunicação científica e o meio digital. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 75-92, jan./jun. 2005. Disponível em: fi-le:///C:/Users/User/Downloads/1503075.pdf. Acesso em: 03 dez. 2022.

PETERS, M. A. Thehe history and amergent paradigm of open education. Rotterdam: Sen-se Publishers, 2008.

PLATAFORMA MEC de Recursos Educacionais Digitais. Disponível em:https://plataformaintegrada.mec.gov.br/sobre. Acesso em:13 jul. 2021

PORTAL DO PROFESSOR. O que os professores podem fazer no Portal? Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/sobre.html. Acesso em: 14 jul. 2021.

PORTAL Domínio público: biblioteca digital desenvolvida em software livre. Disponível em: dohttp://www.dominiopublico.gov.br/Missao/Missao.jsp. Acesso em: 24 jul. 2021.

RAMIREZ-MONTOYA, M. S. Challenges for Open Education with Educational Innovation: a systematic literature review. Sustainability, v. 12, n. 7053, 2020. doi:10.3390/su12177053.

SEMRUSH. Keyword Magic Tool: REA. Boston, MA, 2021. https://pt.semrush.com/analytics/keywordmagic/?q=recursos%20educacionais%20abertos&db=br&type=related. Acesso em: 25 jul. 2021.

SUGIMOTO, Cassidy R.; LARIVIÈRE, Vincent. Measuring Research: what everyone needs to know. Oxford: Oxford University Press.

MOED, Henk F. 2017. Applied evaluative informetrics. Cham, Switzerland: Springer, 2017. https://doi.org/10.1007/978-3-319-60522-7_14

TRZESNIAK, P. Indicadores quantitativos: como obter; avaliar; criticar e aperfeiçoar. Navus – Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 5-18, jul./dez., 2014.

TRZESNIAK, P. Indicadores quantitativos: reflexões que antecedem seu estabelecimento. Ci-ência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 159-164, maio/ago., 1998.

UNESCO. Recomendação sobre Recursos Educacionais Abertos (OER). 2019. Disponível em: http://portal.unesco.org/en/ev.php-URL_ID=

&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html. Acesso em: 11 nov. 2022.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB). Iniciativa de educação aberta da UNB é considerada a melhor do mundo: reconhecimento veio devido à capacidade de o projeto manter diálogo e sensibilizar gestores do país inteiro num espaço curso de tempo. 2020. Disponível em: uNB https://unbciencia.unb.br/humanidades/90-pedagogia/640-iniciativa-de-educacao-aberta-da-unb-e-considerada-a-melhor-do-mundo. Acesso em: 05 dez. 2022.

Publicado

2024-10-06

Cómo citar

Machado, V., Wildauer, E. W., & Araújo, P. C. de. (2024). Análisis bibliométrico en la producción científica publicada en revistas científicas de Brasil sobre Recursos Educativos Abiertos. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e1698. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e1698

Número

Sección

Artigos | Articles

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.