Da experiência à análise arquivísticas: um estudo de caso realizado no Arquivo do Fórum Regional Desembargador José Flóscolo da Nóbrega (João Pessoa - Paraíba)
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y5118-129Keywords:
Arquivo do Tribunal de Justiça da Paraíba. Fórum Desembargador José Flóscolo da Nóbrega. Gestão de documentos.Abstract
A complexa atividade de gestão de documentos abrange todo o espaço institucional de produção, organização, controle e uso de documentação arquivística. O objetivo do estudo foi analisar as práticas arquivísticas desempenhadas no período de atuação de estágio (entre 22 de novembro de 2014 e 22 de novembro de 2016), bem como as orientações realizadas no Arquivo do Fórum Regional Desembargador José Flóscolo da Nóbrega, localizado no município de João Pessoa. Metodologicamente, a investigação assumiu caráter descritivo e exploratório; sua natureza aplicada, lançou propostas na melhoria das práticas do arquivo. Usou-se como instrumento de coleta de dados a observação participante, o registro diário e o relatório de atividades realizadas. Interpretando a realidade à luz dos autores já consolidados na área da Arquivologia, o estudo ancorou-se numa abordagem qualitativa. Como resultado, foi apresentado a descrição das técnicas e dos procedimentos adotados na realização das atividades, subsidiados pelo campo teórico da Arquivologia, trazendo precisão e tramitação do fluxo documental do arquivo do referido fórum. Conclui-se que o fazer arquivístico não se limita apenas à implementação de procedimentos e de métodos no gerenciamento da informação. A busca por melhores condições de trabalho e o reconhecimento nas instituições é uma luta constante dos arquivistas, fazendo parte ainda da realidade brasileira.
Downloads
References
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
AUTODESK HOMESTYLER. 2016. Disponível em: <http://pt.homestyler.com/designer>. Acesso em: 21 fev. 2018.
BELLOTTO, H. L. Arquivos permanente: tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
BERNARDES, I. P.; DELATORRE, H. Gestão documental aplicada. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008.
BRASIL. Lei n° 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Brasília: Planalto, 1991. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8159.htm>. Acesso em: 15 fev. 2018.
CAPURRO, R.; HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 148-207, jan./abr. 2007.
CONELSEN, J. M.; NELLI, V. J. Gestão integrada da informação arquivística: o diagnóstico de arquivos. Arquivística.net, v. 2, n. 2, p. 70-84, ago./dez. 2006.
FLORES, D.; LAMPERT, S. R.. As funções de produção, classificação e avaliação de documentos arquivísticos no software Nuxeo Document Management. Informação arquivística, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 41-64. jan/jun. 2013.
INDOLFO, A. C. et al. Gestão de documentos: conceitos e procedimentos básicos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1995.
LE COADIC, Y. F. A Ciência da Informação. 2. ed. rev. e atual. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
LOPEZ, A. P. A. Princípios arquivísticos e documento digitais. Revista Arquivo Rio Claro, Rio Claro, n. 2, p. 70-85. 2004.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 30. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
RONDINELLI, R. C. O documento arquivístico ante a realidade digital: uma revisitação conceitual necessária. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
ROUSSEAU, J. Y.; COUTURE, C. Os fundamentos da disciplina arquivísticas. Lisboa: Publicações Dom Quixote,1998.
SCHELLENBERG, T. R.. Arquivos modernos: princípios e técnicas. 6. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
SILVA, A. M. et al. Arquivística: teoria e prática de uma Ciência da Informação. 3. ed. Porto: Afrontamento, 2009.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA. Histórico de Tribunal. João Pessoa: TJPB, 2005a. Disponível em: <http://www.tjpb.jus.br/institucional/historico-do-tribunal/>. Acesso em: 15 fev. 2018.
_______. Histórico de Tribunal. João Pessoa: TJPB, 2005b. Disponível em: <https://www.tjpb.jus.br/institucional/historico-do-tribunal/primeira-fase/>. Acesso em: 15 fev. 2018.
_______. Histórico de Tribunal. João Pessoa: TJPB, 2005c. Disponível em: <https://www.tjpb.jus.br/institucional/historico-do-tribunal/segunda-fase/>. Acesso em: 15 fev. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.