Mediação de leitura através dos Instagrans literários

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y8121-134

Palabras clave:

Instagram literário, mediação de leitura, mídias sociais.

Resumen

Nas mídias sociais, as pessoas buscam encontrar quem compartilha dos mesmos interesses. Hoje em dia, com os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação, é possível encontrar na web variadas mídias sociais voltadas para os leitores. Os Instagrans literários são perfis criados na plataforma do Instagram com o intuito de divulgar livros, aproximar pessoas com gostos de leitura similares e criar uma comunidade literária. Dessa forma, o objetivo geral dessa pesquisa foi verificar a contribuição dos perfis literários no Instagram como mediadores de leitura. Entre os objetivos específicos estão: caracterizar as formas de mediação de leitura e de atuação do bibliotecário como mediador de leitura; compreender o uso das mídias sociais no incentivo à leitura; contextualizar o espaço do bookstagram e analisar esses perfis e suas interações com seus seguidores. Quanto à metodologia, essa é uma pesquisa descritiva com abordagem de natureza qualitativa e quantitativa. Como instrumento para coleta de dados foram aplicados questionários eletrônicos com o objetivo de analisar a interação dos perfis literários com seus seguidores, além das percepções pessoais desses moderadores em relação à forma como eles mediam a leitura. Conclui-se que os Instagrans literários contribuem ativamente na mediação da leitura digital através das ferramentas utilizadas para a criação de conteúdo e que os leitores atuam como os próprios mediadores da leitura.

Palavras-chave: Instagram literário. Mediação da leitura. Mídias sociais. Bookstagram.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anamaria Barreto Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação - Universidade Federal de Sergipe.

Martha Suzana Cabral Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Ciência da Informação (UFBA). Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da UFS.

Publicado

2021-11-12

Cómo citar

Nascimento, A. B., & Nunes, M. S. C. (2021). Mediação de leitura através dos Instagrans literários. Ciência Da Informação Em Revista, 8(2), 121–134. https://doi.org/10.28998/cirev.%y8121-134

Número

Sección

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.