Perfil dos periódicos científicos produzidos pelas instituições de ensino superior de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y671-80Palabras clave:
Comunicação científica, Periódicos, Publicação científica, Qualis.Resumen
Apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória de abordagem descritiva que teve por objetivo geral o mapeamento dos periódicos científicos mantidos por Instituições de Ensino Superior (IES) que atuam no estado de Alagoas. Os objetivos específicos compreendem a caracterização dos periódicos quanto: ao ano de criação, sistema, ISSN, área de conhecimento, periodicidade de publicação, estrato Qualis/CAPES e indexação em bases de dados. A pesquisa contribui com o debate sobre a comunicação científica e produção de periódicos, apresentando um panorama das publicações científicas do estado. O estudo indica um número comedido de revistas (n=36), publicadas de 1991 a 2018, com prevalência de periodicidade semestral (39%) e das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (50%). Do total de revistas 44% não estão classificadas no Qualis/CAPES e 69% não são indexadas em bases de dados, o que inibe a visibilidade e a disseminação da informação científica publicada em Alagoas. O quadro apresentado demanda a elaboração de uma política de fomento e qualificação dos periódicos científicos do estado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.