A dimensão ética do currículo

o que aprendemos com os antigos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p95-127

Palavras-chave:

Currículo, Paidéia, Phronesis

Resumo

O presente artigo tem como objetivo inicial resgatar noções clássicas da filosofia antiga no campo do currículo. Entre essas noções destacamos as concepções de: ética, comunidade, humanismo e natureza. Desse modo, consideramos que tais noções só fazem sentido quando pensadas no ideal da Paidéia grega (JAEGER, 1994). Por isso, resgatamos passagens da Republica de Platão e da Ética de Aristóteles. Por meio dessas passagens, valendo-se de analise comparativa, compreendemos a diferença entre o saber-fazer do primeiro em detrimento ao saber-agir do segundo. Nesse sentido, a ética, com Aristóteles, recebe um componente pedagógico, a virtude intelectual conhecida por phronesis (prudência). Assim, com prudência e clareza da condição ética política, podemos superar a moralização contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deniz Alcione Nicolay, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Feevale. Mestre e doutor em educação pela UFRGS. Pós-doutor pela DEC/UFRGS. Professor da área de Fundamentos da Educação na UFFS. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências-PPGEC/UFFS. Líder do Gphilía.

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução Edson Bini. Bauru, SP: EDIPRO, 2002.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

GOERGEN, Pedro. Pós-modernidade, ética e educação. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. Tradução Artur M. Parreira. 3ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

PAVIANI, Jayme. As origens da ética em Platão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

PLATÃO. A República. Tradução Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2001.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

VERGNIÈRES, Solange. Ética e política em Aristóteles. Tradução Constança Marcondes Cesar. São Paulo: Paulus, 1998 (Ensaios filosóficos).

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

NICOLAY, Deniz Alcione. A dimensão ética do currículo: o que aprendemos com os antigos?. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 95–127, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p95-127. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10567. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.