A compreensão de professores sobre a autorregulação da aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p257-274

Palavras-chave:

Autorregulação, Formação de professores, Aprendizagem.

Resumo

Essa investigação apresenta um diagnóstico acerca da compreensão de professores sobre o conceito de autorregulação e suas implicações no contexto da aprendizagem e da docência. Utiliza como marco teórico os pressupostos da autorregulação da aprendizagem em uma perspectiva dos estudos da psicologia cognitiva e suas aplicações no âmbito do ensino. Metodologicamente se utiliza da estratégia exploratória e descritiva em um ambiente de formação em função de um minicurso da temática em um congresso científico, a partir do qual se utilizou do instrumento da prova pedagógica a fim de se investigar o conhecimento conceitual dos professores sobre essa temática. Os resultados são discutidos e problematizados em função da necessidade de se compreender a autorregulação como um conhecimento necessário à docência a partir dos quais se percebe um hiato entre o conhecimento necessário à docência e os conteúdos curriculares presentes na formação de professores.

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Biografia do Autor

Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Universidade Federal do Cariri

Doutor em Educação pela UFRN (2020), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN (2013) e Licenciado em Matemática pela UECE (2011). É professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Brejo Santo. Compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP. Tem experiência como docente e pesquisador de Educação Matemática, atuante nas seguintes linhas de pesquisa: Formação de Professores, Etnomatemática e Didática Desenvolvimental.

Alessandro Augusto de Barros Façanha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto do Departamento de Educação UFRN/CERES, Doutor em Educação e pesquisador nas áreas do ensino de ciências, educação química e didática desenvolvimental. 

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

GONÇALVES, Paulo Gonçalo Farias; FAÇANHA, Alessandro Augusto de Barros. A compreensão de professores sobre a autorregulação da aprendizagem. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 257–274, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p257-274. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10931. Acesso em: 22 dez. 2024.

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