Contribuições de Freire e Gramsci para pensar a EJA na Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp175-199

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Pandemia, Paulo Freire, Antonio Gramsci

Resumo

O artigo compartilha reflexões de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Goiás, no contexto da Pandemia de COVID-19, amparando-se nos pressupostos de Antonio Gramsci e Paulo Freire sobre o sujeito que aprende e o papel da educação. A partir das vozes dos educandos e educandas, em diálogo com as concepções gramscianas e freirianas, discute-se como se dá o acesso ao conhecimento historicamente produzido, no âmbito do Regime Especial de Aulas Não Presenciais (Reanp), adotado em Goiás. Os desafios e as limitações identificadas no estudo reforçam a necessidade de garantir aos estudantes da EJA acesso ao conhecimento, numa perspectiva transformadora, conscientizadora e libertadora, coadunando com uma escola “desinteressada” e não submetida aos interesses do capital.

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Biografia do Autor

Maria Margarida Machado, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em História, Mestre e Doutora em Educação. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Renato Ribeiro, Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFG-2018); Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (UEG-2014); Especialização em Tecnologias aplicadas ao ensino de Biologia (UFG-2011); Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (UEG-2005)

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

MACHADO, Maria Margarida; RIBEIRO, Renato. Contribuições de Freire e Gramsci para pensar a EJA na Pandemia. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 175–199, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp175-199. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12054. Acesso em: 27 nov. 2024.

Edição

Seção

Paulo Freire, cidadão do mundo: 100 anos de contribuições, diálogos, histórias e memórias.

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