Relação entre teoria e prática pedagógica

dilema antigo e ainda presente na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp380-391

Palavras-chave:

Formação de professores, Relação teoria e prática, Prática pedagógica

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns aspectos que atravessam a relação teoria e prática, na formação de professores, dilema antigo e ainda presente nesse contexto. Trata-se de um estudo teórico, com base nos seguintes referenciais:  sobre formação de professores (GATTI, 2000; 2013; 2014; 2017; 2019; PIMENTA, 1999; 2001, NÓVOA 1992; 1995; 2009) e prática pedagógica (LIBÂNEO, 2005; TARDIFF, 2002; CRUSOÉ, 2014;  ALARCÃO, 2001).Os resultados apontaram para uma formação que deve considerar: a) a retroalimentação entre o campo acadêmico e profissional; b) as subjetividades, crenças e valores que atravessam a prática escolar e que interferem na conduta pedagógica do profissional professor; c) as identidades forjadas no campo da formação e da prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Isamary Roberta Ferreira Cézar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), é especialista em Psicopedagogia, Institucional, Clínica e Hospitalar. Atualmente trabalha como Coordenadora Pedagógica Geral da Educação Báisca e professora substituta do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), nos cursos de ensino superior. Estuda prática pedagógica nos anos finais do ensino fundamental. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Curriculares (GEPPCE) e o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde (GEPEECS).

Nilma Margarida de Castro Crusoé, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professora Titular, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia. Doutora em educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra, PT. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Praticas Curriculares e Educativas (GEPPCE), CNPq. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Prática pedagógica; Prática educativa; Fenomenologia das Relações Sociais

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

CÉZAR, Isamary Roberta Ferreira; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. Relação entre teoria e prática pedagógica: dilema antigo e ainda presente na formação de professores. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 380–391, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp380-391. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12057. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

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