As pandemias contemporâneas e a ética da vida no ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p324-349

Palavras-chave:

Pandemias do século XXI, Ensino de ciências, Ética da vida

Resumo

O texto alerta os professores do campo das ciências quanto à necessidade de introduzir a ética, e em particular a ética da vida, na educação. A proposta se embasa nas questões ambientais e éticas atuais que decorrem do antropocentrismo, oferecendo como exemplo as pandemias do século XXI. São expostas e analisadas as posições cosmocêntrica, senciocêntrica e biocêntrica, no sentido de legitimar ações no âmbito do ensino de ciências, que contribuam para a superação da perspectiva antropocêntrica. O texto sugere que a continuidade dessa cultura enviesada depende, em parte, da imutabilidade de certos discursos tradicionais, artigos científicos e textos didáticos da área do ensino de ciências nos quais subjazem resquícios da ideologia especista. Como conclusão, o texto lembra que o processo civilizatório conquistou avanços lentos, mas sucessivos, no decorrer da história, o que permite antever que a ética da vida acabará por sobrepujar as forças reacionárias ligadas à tradição e aos lucros, inaugurando uma era de mais consciência, com as pessoas assumindo compromissos éticos com relação à manutenção da vida e dos direitos que esta confere aos seres.

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Biografia do Autor

Nathalia Fogaça Albuquerque, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) e mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é doutoranda no mesmo programa de pós graduação e concursada da rede municipal de Gravataí, atuando como professora de ciências na E.M.E.F Presidente Getúlio Vargas.

João Bernardes da Rocha Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Especialista em Psicologia Analítica Junguiana (Unyleya/RJ, 2020). Licenciado em Matemática (Claretiano Centro Universitário/SP, 2018). Bacharel em Filosofia (Universidade do Sul de Santa Catarina/SC, 2015). Pós-Doutor em Enseñanza de las Ciencias (Facultad de Educación/Pontificia Universidad Católica de Chile, 2012). Especialista em Psicossomática (Faculdade de Ciências da Saúde/SP, 2002). Doutor em Engenharia, Metrologia e Instrumentação (Laboratório de Metrologia e Automatização - Labmetro/UFSC, 1999). Mestre em Educação (Faculdade de Educação/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1994). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Faculdade de Educação/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1991). Licenciado em Física (Faculdade de Física/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1989). Técnico em Análises Clínicas (Colégio La Salle Santo Antônio/RS, 1978). Técnico em Eletrônica (Instituto Monitor/SP, 1974). Atua como professor titular em dedicação exclusiva da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEducem) da mesma instituição. Atuou como metrologista em Eletricidade e Tempo e Frequência nos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica (Labelo) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, como professor concursado da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Seduc/RS) e em escolas privadas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, tendo lecionado em cursos de pós-graduação da Sociedade Brasileira de Psicooncologia (SBPO) e da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (ABMP).

 

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Publicado

2022-04-27

Como Citar

ALBUQUERQUE, Nathalia Fogaça; DA ROCHA FILHO, João Bernardes. As pandemias contemporâneas e a ética da vida no ensino de ciências. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 324–349, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p324-349. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12097. Acesso em: 22 dez. 2024.

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