Base Nacional Comum Curricular e Educação Infantil

uma discussão a partir dos Estudos Culturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p15-32

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Educação Infantil, Representação, Currículo

Resumo

Este artigo insere-se no conjunto de estudos que discutem documentos curriculares voltados para a Educação Infantil, tendo como objetivo discutir as representações de infâncias e crianças propagadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tomando como referencial teórico-metodológico os Estudos Culturais em Educação, de viés pós-estruturalista, empreendeu-se uma análise cultural da parte específica da BNCC sobre Educação Infantil, dialogando com os conceitos de representação, identidade e currículo. Analiticamente operou-se com dois eixos: 1) Crianças protagonistas e 2) Crianças ocultadas na BNCC? Os resultados apontaram que há a reiteração de uma representação de criança ideal que experimenta, brinca e que tem seu desenvolvimento incentivado. Porém, ao mesmo tempo, praticamente não são evidenciadas representações de crianças que escapam a este ideal.

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Biografia do Autor

Vanessa da Silva Almeida, ULBRA

Atua como diretora de escola pública de educação básica no município de Triunfo/RS. É tutora na Uniasselvi e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da ULBRA/RS.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

GUIZZO, Bianca Salazar; ALMEIDA, Vanessa da Silva. Base Nacional Comum Curricular e Educação Infantil: uma discussão a partir dos Estudos Culturais. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. 15–32, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n33p15-32. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12640. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate

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