As condições de trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) e seus desafios

um olhar para a etapa do ensino médio

Autores

  • Lilian Menezes UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Luciana Sedano Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p353-374

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica, Ensino Médio, Condições de trabalho, Levantamento bibliográgico

Resumo

O papel dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) é essencial na organização do trabalho didático-pedagógico na etapa do Ensino Médio, pois a principal função desses(as) profissionais é a formação continuada dos(as) professores(as). No entanto, as publicações discutem mais sobre a coordenação pedagógica nas etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Desta maneira, o propósito deste artigo é analisar as condições de trabalho dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) que atuam na etapa do Ensino Médio. Em vista disso, esse artigo é de natureza qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), do tipo bibliográfica (PIZZANI et al., 2012), pois realiza um levantamento bibliográfico por meio dos dados nas Plataformas Periódicos da CAPES, SciELO e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados apontam que, embora seja responsabilidade da coordenação pedagógica os aspectos didático-pedagógicos, esses(as) profissionais exercem atividades que vão além das atribuições previstas à sua função. Portanto, é necessário compreender o papel da coordenação pedagógica nas escolas, bem como analisar as condições de trabalho dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) diante da implementação do novo Ensino Médio no estado da Bahia.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

MENEZES, Lilian; SEDANO, Luciana. As condições de trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) e seus desafios: um olhar para a etapa do ensino médio. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 353–374, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p353-374. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13300. Acesso em: 22 dez. 2024.

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