Formação de professores surdos em Rio Branco, Acre

trajetórias e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14947

Palavras-chave:

Formação de professores, Surdos, Rio Branco, Trajetórias, Desafios

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a formação de professores surdos na cidade de Rio Branco, Acre, a partir da perspectiva dos sujeitos (docentes) surdos. Serão descritas as trajetórias de formação de seis participantes surdos (três homens e três mulheres). O estudo é do tipo aplicado, empírico e de abordagem qualitativa. Os objetivos são de natureza analítico-descritiva, uma vez que analisamos as falas dos participantes surdos quanto aos seus processos de formação e os desafios enfrentados. A fundamentação teórica tomou por base os estudos de Mendes e Pereira (2017), Nóvoa (1995; 2019); Vilhalva (1994), Quadros e Stumpf (2014) e Stumpf e Linhares (2019). Os resultados mostraram que a trajetória foi permeada de lutas e esforços para vencer os desafios, especialmente quanto à comunicação. O desconhecimento da Libras nos espaços de formação é uma barreira para os surdos, e a inclusão fica na intenção. Com isso, percebemos que há ainda muito a avançar no que diz respeito à formação de professores surdos no estado do Acre, mas os caminhos estão se abrindo e o docente surdo está, pouco a pouco, construindo seu protagonismo na educação de surdos, a partir de uma formação consolidada em áreas específicas da Libras, nas formações em nível de pós-graduação, nas aprovações em concursos públicos para o magistério básico e superior, nas presenças em espaços sociais e políticos diversos, entre outros. Desse modo, vislumbramos uma formação mais humana, inclusiva e bicultural, em que o surdo encontre espaço para a valorização da sua cultura e a consolidação da sua identidade (humana e profissional).

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Biografia do Autor

João Renato dos Santos Junior, Universidade Federal do Acre

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre (2022). Professor de Linguística Aplicada à Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Acre.

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal do Acre

Doutor em Linguística (2007) pela Universidade Federal do Ceará, com Pós-Doutorado (2018-2019) em Linguística Aplicada/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal do Acre.

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Publicado

2023-05-10

Como Citar

SANTOS JUNIOR, João Renato dos; SOUSA, Alexandre Melo de. Formação de professores surdos em Rio Branco, Acre: trajetórias e desafios. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14947, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14947. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14947. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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