Formação de professores surdos em Rio Branco, Acre

trajetórias e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14947

Palavras-chave:

Formação de professores, Surdos, Rio Branco, Trajetórias, Desafios

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a formação de professores surdos na cidade de Rio Branco, Acre, a partir da perspectiva dos sujeitos (docentes) surdos. Serão descritas as trajetórias de formação de seis participantes surdos (três homens e três mulheres). O estudo é do tipo aplicado, empírico e de abordagem qualitativa. Os objetivos são de natureza analítico-descritiva, uma vez que analisamos as falas dos participantes surdos quanto aos seus processos de formação e os desafios enfrentados. A fundamentação teórica tomou por base os estudos de Mendes e Pereira (2017), Nóvoa (1995; 2019); Vilhalva (1994), Quadros e Stumpf (2014) e Stumpf e Linhares (2019). Os resultados mostraram que a trajetória foi permeada de lutas e esforços para vencer os desafios, especialmente quanto à comunicação. O desconhecimento da Libras nos espaços de formação é uma barreira para os surdos, e a inclusão fica na intenção. Com isso, percebemos que há ainda muito a avançar no que diz respeito à formação de professores surdos no estado do Acre, mas os caminhos estão se abrindo e o docente surdo está, pouco a pouco, construindo seu protagonismo na educação de surdos, a partir de uma formação consolidada em áreas específicas da Libras, nas formações em nível de pós-graduação, nas aprovações em concursos públicos para o magistério básico e superior, nas presenças em espaços sociais e políticos diversos, entre outros. Desse modo, vislumbramos uma formação mais humana, inclusiva e bicultural, em que o surdo encontre espaço para a valorização da sua cultura e a consolidação da sua identidade (humana e profissional).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Renato dos Santos Junior, Universidade Federal do Acre

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre (2022). Professor de Linguística Aplicada à Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Acre.

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal do Acre

Doutor em Linguística (2007) pela Universidade Federal do Ceará, com Pós-Doutorado (2018-2019) em Linguística Aplicada/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal do Acre.

Referências

ARAÚJO, N. R.; SOUSA, A. M.; BEZZONI, A. C. Educação de surdos no município de Rio Branco, Acre. Revista Porto das Letras, v. 6, n. 6, Porto Nacional: UFT, 2020, p. 369-389.

BRASIL. CAS - Centro de Apoio aos Profissionais da Educação de Surdos. Projeto de Criação do CAS. 2000.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1998. Brasília, DF: 2016. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 10 nov. 2021.

BRASIL. Decreto nº 5.626, 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília – DF, 23 de dez. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/_2004- 2006/2005/Decreto/D5626.htm. Acesso em: 24 nov. 2021.

BRASIL. Decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011. Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite. Disponível em: https://portal.ead.ufgd.edu.br/wp-content/uploads/2014/01/Cartilha-Viver-sem-Limites.pdf. Acesso em: 5 jan. 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996. 4. ed. 2020. Brasília, DF. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/572694/Lei_diretrizes_bases_4ed.pdf?se quence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 dez. 2021.

BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.brccivil_03/leis/l10098.htm. Acesso em: 10 jan. 2022.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/cCivil_03/LEIS/2002/L10436.htm. Acesso em: 10 dez. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Ato2015- 2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 24 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília, DF. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planossubnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 10 nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de fevereiro de 2001. Brasília, DF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res2_b.pdf. Acesso em: 11 dez. 2021.

BRASIL. Poder Legislativo. SEMESP. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Brasília, DF. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2021/08/LEI-No-14.191-DE3-DE-AGOSTO-DE-2021.pdf. Acesso em: 12 jan. 2022.

CUNHA JUNIOR, E. P. Surd@s professores em repertório sociolinguístico escolar. In: DAMACENA, Viviane. Educação de surdos: saberes e práticas. Diadema: V&V Editora, 2021, p. 83-98.

ENS, S.; DONATO, S. P. Ser professor e formar professores: tensões e incertezas contemporâneas. In: ENS, R. T.; BEHRENS, M. A. (Orgs.). Ser professor: formação e os desafios na docência. Curitiba: Champagnat, 2011, p. 79-100.

FREZZA, M.; GRISCI, C. L.; KELLER, C. Tempo e espaço na contemporaneidade: uma análise a partir de uma Revista Popular de Negócios RAC. Nome da revista? Curitiba, v. 13, n. 3, 2009, p. 487-503.

MENDES, T. P. L. Ser professor e manter-se na profissão: um estudo com docentes na educação básica. Educação: teoria e prática, Rio Claro, v. 27, n. 55, p. 389-407, 2017.

MESQUITA, S. Ser professor hoje: dilemas e possibilidades de renovação da profissão. In: CANDAU, V. M. (Org.). Didática: recendo/reinventando saberes e práticas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018, p. 45-67.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995, p. 13-33.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684910 Acesso em: 4 fev. 2022.

QUADROS, R. M.; STUMPF, M. R. (Orgs.) Letras Libras: ontem, hoje e sempre. Florianópolis: EDUSFSC, 2014.

SERRANO, F. P. Pesquisar no labirinto: a tese, um desafio possível. São Paulo: Parábola, 2011.

SOUSA, A. M.; LIMA, I. Q.; SANTOS JUNIOR, J. R. Libras e acessibilidade em vídeos para surdos: discussões e diretrizes. Revista Philologus, Rio de Janeiro, v. 1, n. 4, p. 221-232, 2019.

STUMPF, M. R. I; LINHARES, R. S. A. (Orgs.). Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior. Petrópolis: Editora Arara Azul, 2021. (Vol. 1).

VILHAVA, Shirley. Despertar do Silêncio. Petrópolis: Editora Arara Azul Ltda., 2004.

Downloads

Publicado

2023-05-10

Como Citar

SANTOS JUNIOR, João Renato dos; SOUSA, Alexandre Melo de. Formação de professores surdos em Rio Branco, Acre: trajetórias e desafios. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14947, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14947. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14947. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 70 71 72 73 74 75 76 77 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.