O pensarfazer criativo na perspectiva de licenciandos/as de Matemática

Autores

  • José Elyton Batista dos Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS http://orcid.org/0000-0003-1763-8134
  • Mário Jorge Oliveira Silva Secretaria de Estado da Educação de Sergipe
  • Marilene Batista da Cruz Nascimento Universidade Federal de Sergiper

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16010

Palavras-chave:

Criatividade, Ensino, Aprendizagem, Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) sobre a criatividade nos processos de ensino e aprendizagem matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que visa à compreensão de sentidos, envolvendo 24 bolsistas do PIBID e do PRP do curso de Matemática. Os achados sinalizaram a relevância de ações formativas na e para a criatividade, desvelando habilidades no campo das tecnologias, dos jogos, do pensamento convergente, do olhar diferente e do movimento da atenção.

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Biografia do Autor

José Elyton Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014) e licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2020). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2015) e especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2019). Integrante dos grupos de pesquisa: Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática (NCPPEM/UFS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC/UFS). Possuo experiência como professor formador de professores para as habilidades da Prova Brasil. Atualmente sou professor efetivo da educação básica da Secretaria Municipal de Educação de Maragogi - AL.

Mário Jorge Oliveira Silva, Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Mestre em Educação

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Federal de Sergiper

Doutora em Educação

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Publicado

2024-01-22

Como Citar

SANTOS, José Elyton Batista dos; SILVA, Mário Jorge Oliveira; NASCIMENTO, Marilene Batista da Cruz. O pensarfazer criativo na perspectiva de licenciandos/as de Matemática. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16010, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16010. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16010. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática: contextos e práticas

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