Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ensino Superior

um estudo sobre Argentina, Brasil e Paraguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16439

Palavras-chave:

Pessoa com Deficiência, Ensino Superior, Políticas Educacionais, Inclusão

Resumo

Esta pesquisa refere-se ao estudo comparado das políticas educacionais de inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior, com foco nas políticas desenvolvidas pelos sistemas federais de educação, dos seguintes países: Argentina, Brasil e Paraguai

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Biografia do Autor

Ivanir Gomes da Silva, Instituto Federal do Paraná

Docente no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutoranda em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduação em Pedagogia (Licenciatura Plena) e Educação Especial. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos e Praticas Educativas - MEDIAR.

Juliana de Fatima Serraglio Pasini, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós- doutora em Educação, na linha de Pesquisa "Educação, Políticas Sociais e Estado - UNIOESTE/ Cascavel (2022). Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Dinâmica das Cataratas (2005). Atualmente é Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professora Visitante do Instituto Latino Americano de Arte, Cultura e História, ILAACH, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA (2021/2023). Atuou como técnica no Núcleo Regional de Educação - SEED/PR. Possui experiência como professora da Educação Básica, Coordenação Pedagógica, além de Docente no Ensino Superior e coordenadora de cursos de pós-graduação em Educação. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisas em Políticas Educacionais - GREPPE/PR-UNILA/Unicamp. Grupo de Estudos sobre a Universidade (GEU/Unemat/UFMT). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na/para Infância - GEPEI/UNILA. É membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE); da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É membro e Conselheira Técnica da Associação Brasileira de Educação Comparada (SBEC).Atuando principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, políticas de formação docente, políticas de avaliação em larga escala, e políticas para infância na fronteira.

Valdecir Soligo, Unioeste

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Graduado em Historia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista - UNIP. Professor adjunto no colegiado de Pedagogia e Docente do Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado PPGE - UNIOESTE, campus de Cascavel e do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar Sociedade, Cultura e Fronteiras UNIOESTE, PPGSCF, campus Foz do Iguaçu. Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Educacional.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

GOMES DA SILVA, Ivanir; PASINI, Juliana de Fatima Serraglio; SOLIGO, Valdecir. Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ensino Superior: um estudo sobre Argentina, Brasil e Paraguai. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e16439, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16439. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16439. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas Educacionais na América Latina: retrocessos e perspectivas

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