A atuação da Fundação Lemann nos processos de privatização da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17882

Palavras-chave:

Práticas de ensino, Tomada de decisão, Probabilidade

Resumo

A partir das reflexões de Ball e Youdell, o presente artigo tem por objetivo apresentar alguns aspectos da atuação da Fundação Lemann no Brasil como parte dos processos de privatização (endógena e exógena) nas políticas educacionais. Seu discurso, alinhado às ideias neoliberais, está ancorado nos ideais de competição e meritocracia que também possuem relação com o neofuncionalismo, em um contexto de construção de uma vontade de verdade. Para análise, foram considerados os textos disponíveis na página online da Fundação no que se refere às políticas educacionais, nos anos de 2021 e 2022  considerados expressões públicas desse discurso. Como principais resultados, observamos que a lógica do privado aparece como suposto modelo de eficiência na gestão. Ao mesmo tempo, incute na educação pública o ethos liberal que tem por referência uma ontologia individualista que é substrato da economia capitalista, como alternativas a supostas lacunas do Estado.

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

BARBOSA, Ingrid Klebyane Farias de Luna; LEÃO, Gleyce Kelly dos Santos; RODRIGUES, Cibele Maria Lima. A atuação da Fundação Lemann nos processos de privatização da educação . Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17882, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17882. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17882. Acesso em: 1 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: As políticas educacionais na América Latina e as disputas pelo direito à educação

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