ENSINO COM PESQUISA NO NÍVEL SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NUM CURSO DE QUÍMICA-LICENCIATURA

Autores

  • Fábio Adriano Santos da Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL Professor Assistente A
  • José Vieira do Nascimento Júnior Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Professor Adjunto B

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n17p79

Palavras-chave:

Ensino com Pesquisa, Questionamento Reconstrutivo, Formação do Professor Crítico-Reflexivo.

Resumo

Neste apresentamos um relato de experiência sobre o uso do Ensino com Pesquisa no Nível Superior. O uso dessa estratégia de ensino foi feito nas aulas de um Componente Curricular universitário que aborda os saberes científicos e escolares para a docência em Química na Educação Básica, sendo disciplina obrigatória no curso. As atividades realizaram-se no biênio 2012/2013, tendo como objetivo verificar se o Ensino com Pesquisa favorecia o processo de ensino-aprendizagem e contribuía para a formação do professor crítico-reflexivo. Aplicamos um questionário para levantar as concepções dos licenciandos, estimulamos pesquisas de textos sobre os conteúdos, questionários adaptados da Escala de Likert e um questionário final. Os resultados demonstraram que a metodologia de ensino articulado com pesquisa contribuiu significativamente para a formação do professor crítico-reflexivo, podendo ser utilizada como estratégia no processo de formação de professores de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Adriano Santos da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL Professor Assistente A

Instituto de Química e Biotecnologia - IQB

José Vieira do Nascimento Júnior, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Professor Adjunto B

Departamento de Exatas - DEXA

Colegiado de Química

Downloads

Publicado

2017-04-16

Como Citar

SANTOS DA SILVA, Fábio Adriano; DO NASCIMENTO JÚNIOR, José Vieira. ENSINO COM PESQUISA NO NÍVEL SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NUM CURSO DE QUÍMICA-LICENCIATURA. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 79, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n17p79. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2165. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 91 92 93 94 95 96 97 98 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.