Gestão escolar no contexto maranhense: a formação continuada do coordenador pedagógico em discussão
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p01-15Palavras-chave:
Gestão escolar. Coordenador pedagógico. Educação a distância.Resumo
No presente artigo, discutimos a gestão escolar no contexto maranhense, com foco na formação continuada do coordenador pedagógico, a partir de estudos que sistematizam os resultados de uma experiência de formação desenvolvida pelo Programa Escola de Gestores SEB/MEC, e ofertada pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação, em parceria, com a Seduc/Undime. Assim, o objetivo principal deste artigo é refletir e apresentar o escopo da formação continuada apresentada por esse programa, particularmente do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, na modalidade a distância, no estado do Maranhão. O caminho percorrido para essa reflexão é de cunho qualitativo, analisando-se e interpretando-se os elementos revelados pela realidade em estudo. Os resultados reafirmam a importância da formação continuada desses profissionais para a melhoria da qualidade da educação e apontam a necessidade de estudos futuros.Downloads
Referências
BERNAL, Edith González. Formação do tutor para a educação a distância: fundamentos epistemológicos. In: Eccos- Revista Científica, São Paulo, v. IO, n. I, p. 55- 88, jan/jun, 2008.
BRASIL. Diretrizes Nacionais do Programa Escola de Gestores da Educação Básica. 2009.
CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Programa Nacional Escola de Gestores da educação básica e a política de formação de gestores escolares, 2012. Disponível em:<http://anpae.org.br/seminario/ANPAE2012/1comunicacao/Eixo01_19/Alda%20Maria %20Duarte%20Araujo%20Castro_int_GT1.pdf>Acesso em: 27 de maio de 2018.
COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; ROCHA, Solange Helena Ximenes; DUARTE, Eliane Cristina Flexa. Coordenação pedagógica e formação continuada na perspectiva da gestão democrática. In: Cadernos Anpae. N° 130, v. 1, 2012. p. 1- 300.
CORTEZ, Catarina de Arruda. Conquistas e desafios da gestão escolar na prática da gestão democrática participativa: um estudo de caso na cidade de Querência (MT). Dissertação (Mestrado), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de fora, 2015, 125fl.
DAMASCENO, Ednaceli Abreu. A reconfiguração do currículo na sala de aula pela cultura do desempenho. In: SANTOS, Lucíola Licínio de Castro; FAVACHO, André Márcio Picanço (org.). Políticas e práticas curriculares: desafios contemporâneos. Curitiba, PR: CRV, 2012. p. 151-165.
DAMASCENO, Ednacelí Abreu; GOTELIP, Grace; MELO, Lúcia de Fátima; SANTOS, Tatiane Castro dos. O Programa Nacional Escola de gestores escolares da Educação Básica: Uma análise da experiência desenvolvida no estado do Acre, 2013. Disponível em: <http://anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/EdnaceliAbreuDamasceno-ComunicacaoOral-int.pdf. Acesso em: 28 de maio de 2018.
DOURADO, Luiz Fernandes. Gestão da Educação Escolar. 4. ed. Cuiabá: UFMT- Rede e-Tec Brasil, 2012.
FERREIRA, Simone de Lucena; LOBO, Valéria Inês Tanajura. O tutor na educação a distância: que sujeito é esse? In: ARAÚJO, Bohumila; FREITAS, Kátia Siqueira de. Educação a Distância no contexto brasileiro: experiências em formação inicial e formação continuada. Salvador: ISP/UFPA, 2007.
FERNANDES, Cássia do Carmo Pires. O Programa Escola de Gestores da Educação Básica e seus efeitos para a formação de gestores escolares em Minas Gerais. Tese (doutorado). Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação. 2015. 241 f.
GOMES, Alfredo Macedo; SANTOS, Ana Lúcia Felix dos; MELO, Darci Barbosa Lira de. Escola de gestores: política de formação em gestão escolar. In: RBPAE – v.25, n.2, p. 263-281, mai./ago. 2009.
LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 5ª. Ed. revista e ampliada. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
MORAIS, Francisca Clemente de. Caminhos da supervisão educacional: um estudo de caso. São Luís, Ufma;/ Secretaria Educação, 1985.
NASCIMENTO, Leandro Gileno Militão. Políticas públicas de formação do gestor escolar na rede municipal de Salvador-BA: uma análise do curso de gestão escolar. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologia Aplicada (GESTEC). Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Salvador, 2015. 100fl.
PEIXOTO, Joana. A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância. In: Eccos- Revista Científica, São Paulo, v. IO, n. I, p. 39- 54, jan/jun, 2008.
RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha. O coordenador pedagógico na escola pública: dilemas, contradições e desafios de um profissional iniciante. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p.59-78 Mai./Ago. 2016. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index. Acesso em: 25 de maio de 2018.
SILVA, Jussara Torres da. O curso de especialização em gestão escolar- Programa Escola de Gestores da Educação Básica: analisando a formação continuada dos gestores da cidade do recife na perspectiva do docente, 2014. Disponível em: <http://www.fundaj.gov.br/images/stories/epepe/V_EPEPE/posteres/JussaraTorresdaSilva-P08.pdf>Acesso em: 28 de maio de 2018.
SOUSA, Andréia da Silva Quintanilha; RAMALHO, Betânia Leite. Políticas de formação de professores no Brasil e a modalidade a distância: pontos para reflexões. In: Revista Exitus, Volume 02, nº 01, Jan./Jun. 2012, p. 45- 55.
SOARES, Aline Raiany Fernandes; FERNANDES, Jéssica Luana; FREITAS, Simone Florêncio de; SILVA, Ciclene Alves da. O trabalho do coordenador pedagógico:desafios e perspectivas. 2014. Disponível em: < http://editorarealize.com.br/revistas/setepe/trabalhos/Modalidade_1datahora_26_09_2014 _20_43_31_idinscrito_831_df0ae0143a804dc34ba49e6362a2139f.pdf> Acesso: 28 de maio de 2018.
SCHNECKENBERG, Marisa. A Relação entre Política Pública de Reforma Educacional e a Gestão do Cotidiano Escolar. In: Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, fev./jun. 2000, p. 113-124.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica. Projeto Pedagógico do curso de Especialização Lato Sensu em Coordenação Pedagógica, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).