SITUAÇÃO DE RUA E EVASÃO ESCOLAR: ATENÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Andréia Barbosa Lima UNESP
  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini UNESP

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2011v3n5p35

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar um estudo sobre a importância da Educação enquanto política pública para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de rua. As autoras utilizaram-se dos construtos teóricos sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o Estatuto da Criança e do Adolescente, dando ênfase à importância das redes sociais e da família, como forma de proteção à criança e ao adolescente, que se encontram em situação de rua, evadidos do âmbito escolar. Nesse sentido, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pouco tem apontado para as questões que perpassam a inclusão dessas crianças e adolescentes novamente na Escola, fazendo-se necessária a implementação de políticas voltadas para o atendimento de crianças e adolescentes vitimizados pela vivência de rua.

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Publicado

2012-05-28

Como Citar

LIMA, Andréia Barbosa; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. SITUAÇÃO DE RUA E EVASÃO ESCOLAR: ATENÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Debates em Educação, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 35, 2012. DOI: 10.28998/2175-6600.2011v3n5p35. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/564. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

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