A TESSITURA DA EAD NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino UFMG
  • Fernando Selmar Rocha Fidalgo UFMG

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2011v3n6p98

Resumo

Esse trabalho objetivou analisar a formação de professores pelo viés da gestão escolar na modalidade de educação a distância. As reflexões sobre a tessitura do curso de Especialização em Gestão Escolar, realizado por uma instituição federal no ano de 2010, foram analisadas pela metodologia qualitativa, que possibilitou abarcar a complexidade envolvida. Os instrumentos utilizados foram os diários de bordo, e fóruns de discussões elaborados pelos alunos no decorrer do curso. A trama da formação desenhada possibilitou compreender a articulação da teoria e da prática profissional, que se efetivou no decorrer dessa formação. Os relatos dos alunos trouxeram as dificuldades de um trabalho exigente, em que desafios, impasses e sobrecarga expuseram a realidade do trabalho docente nos tempos hodiernos. Também as expectativas de um curso a distância e as mediações realizadas foram explicitadas. As considerações evidenciadas salientaram a importância dessa formação e a necessidade de continuidade desse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-04

Como Citar

PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz; FIDALGO, Fernando Selmar Rocha. A TESSITURA DA EAD NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Debates em Educação, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 98, 2012. DOI: 10.28998/2175-6600.2011v3n6p98. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/626. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)