A TESSITURA DA EAD NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Auteurs-es

  • Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino UFMG
  • Fernando Selmar Rocha Fidalgo UFMG

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2011v3n6p98

Résumé

Esse trabalho objetivou analisar a formação de professores pelo viés da gestão escolar na modalidade de educação a distância. As reflexões sobre a tessitura do curso de Especialização em Gestão Escolar, realizado por uma instituição federal no ano de 2010, foram analisadas pela metodologia qualitativa, que possibilitou abarcar a complexidade envolvida. Os instrumentos utilizados foram os diários de bordo, e fóruns de discussões elaborados pelos alunos no decorrer do curso. A trama da formação desenhada possibilitou compreender a articulação da teoria e da prática profissional, que se efetivou no decorrer dessa formação. Os relatos dos alunos trouxeram as dificuldades de um trabalho exigente, em que desafios, impasses e sobrecarga expuseram a realidade do trabalho docente nos tempos hodiernos. Também as expectativas de um curso a distância e as mediações realizadas foram explicitadas. As considerações evidenciadas salientaram a importância dessa formação e a necessidade de continuidade desse processo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2012-09-04

Comment citer

PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz; FIDALGO, Fernando Selmar Rocha. A TESSITURA DA EAD NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Debates em Educação, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 98, 2012. DOI: 10.28998/2175-6600.2011v3n6p98. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/626. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s