Ensino para o Antropoceno: uma proposta de sequência didática para o ensino de redes ecológicas através do jogo Rain World

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p576-592

Palavras-chave:

Ensino de Biologia. Rain World, Antropoceno, Redes Ecológicas, ABP,

Resumo

Nos últimos séculos desta era geológica, denominada por alguns pesquisadores de Antropoceno, a interferência dos seres humanos nos ecossistemas vem gerando inúmeras consequências devastadoras para as diversas formas de vida existentes no planeta. Por este motivo, cada vez mais se faz necessário discutir tais temáticas na formação das populações, como forma de conscientização e de diminuição dos impactos causados pelo homem. Neste intuito, o objetivo deste artigo é propor uma sequência didática que evidencia a utilização do jogo Rain World discutindo problemas relevantes que envolvem redes biológicas. Para tanto, é apresentada a descrição do jogo Rain World, assim como o seu potencial no ensino de Ecologia e Redes Ecológicas, a partir das perspectivas da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP, do inglês Problem Based Learning, PBL) e Digital Game-Based Learning (DGBL).

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Biografia do Autor

Victor Montalvão Moreno, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

 Msc. em Ecologia e Biomonitoramento. Professor de Biologia.

Emanuele Maria Leite Suzart, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) pela Universidade Federal de Sergipe. Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França. Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Possui experiência na área de educação, com ênfase em ensino de ciências e biologia e educação do campo, na área de ciências ambientais, com ênfase em estudos etnográficos com comunidades tradicionais extrativistas, e na área de ciências agrárias com ênfase em agroecologia. Atualmente, compõe o grupo de pesquisa em Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC).

William de Souza Santos, Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Pós-Doutor(PhD) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - UFBa. Doutor e Mestre em Modelagem Computacional de Sistemas Cognitivos - Senai/Cimatec. Especialista em Educação, Comunicação e Tecnologias em Interfaces Digitais. Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática. Possui Graduação em Licenciatura em Matemática. Criador do site do Reforço Virtual de Matemática. www.reforcovirtualdematematica.com.br. Consultor Pedagógico na Área de Matemática na criação de jogos digitais. Professor do Instituto Federal da Paraíba.

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Publicado

2020-06-22

Como Citar

MORENO, Victor Montalvão; SUZART, Emanuele Maria Leite; SANTOS, William de Souza. Ensino para o Antropoceno: uma proposta de sequência didática para o ensino de redes ecológicas através do jogo Rain World. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 576–592, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p576-592. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8783. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

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