Os saberes docentes de um futuro professor de Química mobilizados a partir do uso da História e Filosofia da Ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p415-437

Palavras-chave:

Formação de Professores, História e Filosofia da Ciência, Saberes Docentes, Ensino de Química.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como se dá a mobilização dos saberes docentes por um futuro professor de Química ao utilizar fundamentos da História e Filosofia da Ciência (HFC) em regências no contexto das disciplinas de Estágio Supervisionado. Para organização, análise e interpretação dos dados utilizamos como referencial metodológico os pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD), fundamentada nos procedimentos indicados por Moraes e Galiazzi (2007) e adotamos como categorias a priori os Saberes Docentes em História e Filosofia da Ciência – disciplinar; pedagógico; curricular; experiencial. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os saberes mobilizados pelo licenciando foram reelaborados no decorrer dos estágios, possibilitando a ampliação e a incorporação de novos saberes à prática docente. Nesse sentido, entende-se que o processo de colocar o licenciando em um papel ativo ao avaliar sua própria prática em sala de aula, utilizando uma abordagem histórica em seus planejamentos, permitiu que o futuro professor reavaliasse suas ideias iniciais e como estas poderiam implicar nos processos de ensino e de aprendizagem dos conceitos científicos nos diferentes níveis de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luara Wesley Candeu Ramos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná. E-mail: luaracand@gmail.com.

Enio de Lorena Stanzani, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), docente adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Apucarana, Paraná.

Angélica Cristina Rivelini-Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Licenciada em Química pela Universidade Norte do Paraná. Especialista em Química para o Ensino Médio pela Universidade Federal de Lavras (UFL). Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Apucarana. Coordenadora do Subprojeto PIBID/Química, Campus UTFPR Apucarana e Coordenadora Auxiliar do Projeto Residência Pedagógica, Campus UTFPR Apucarana. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Formação inicial de professores; Estágio Supervisionado no Ensino de Química; Análise de Mídias e Educação; Ensino de Química para deficientes visuais e, Estudos Culturais das Ciências e da Educação.

Ana Paula Hilário Gregório, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

é mestra em química, doutoranda em ensino de ciências pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), programa do ensino de ciências e educação matemática.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), docente sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, Paraná – e docente colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Cornélio Procópio, Paraná. Com o apoio da Fundação Araucária.

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

RAMOS, Luara Wesley Candeu; STANZANI, Enio de Lorena; RIVELINI-SILVA, Angélica Cristina; GREGÓRIO, Ana Paula Hilário; PASSOS, Marinez Meneghello. Os saberes docentes de um futuro professor de Química mobilizados a partir do uso da História e Filosofia da Ciência. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 415–437, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p415-437. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9258. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos