Challenges and impacts of implementing the distance pedagogy course at UFAL

narratives of the professional life of first class graduates

Authors

  • Elza Maria da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas / Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p586-611

Keywords:

Distance Pedagogy Course, Narratives of Graduates of Pedagogy, Initial Education of In-service Teachers, Professional Teaching Life

Abstract

The article analyzes the impacts of training in the Distance Pedagogy Course at UFAL on the professional life of graduates from the first offers (1998 to 2004). It identifies in the graduates' narratives the changes experienced in relation to professional issues, challenges faced, implications and difficulties encountered in the educational path in view of the results obtained. The methodology involved thematic oral history through the narratives of the life history of those involved. The results show changes in the personal and professional lives of the graduates, positively signaling the importance of implementing distance education at UFAL and in Alagoas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elza Maria da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (1979); Especialista em Educação Pré-Escolar e Alfabetização (1992); Mestra em Educação pela UFAL (2003). Doutora em Educação pela UFAL (2019); Professora adjunta 4 da UFAL, atuante no Centro de Educação - CEDU, no Curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, História da Educação, Educação a Distância, Formação de Professores, cursos/UFAL e concurso publico. Leciona as disciplinas: Fundamentos da Educação Infantil e Saberes e Metodologias da Educação Infantil. Coordenadora do Curso de Pedagogia na Modalidade a Distância na UFAL pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas / Programa de Pós-Graduação em Educação

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação Básica pela UNESCO (UNESCO/OEA). Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq.

References

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Prefácio. In: PASSEGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (Org.) Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

ALMEIDA, Maria das Graças Marinho de. Educação a Distância: uma alternativa para a formação de professores? Programa de Pós-Graduação em Educação. Joao Pessoa: UFPB, 2000b. (Dissertação de Mestrado)

ALMEIDA, Maria das Graças Marinho de. Educação a distância: limites e possibilidades na habilitação de professores não titulados. Revista Educação - Revista do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, nº 11 (dez 99). Maceió, 2000a.

ALMEIDA, Maria das Graças Marinho de. A educação a distância e a formação de professores em Alagoas. In: MALUF, Sheila D. (org). A prática pedagógica em questão. Maceió: Catavento, 2000.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987, p.197-221. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987 p.197-221.

BRASIL. Decreto nº 9057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 2017. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm Acesso em 10 mai. 2018

BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Presidência da República, Brasília, 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm Acesso em 10 mar. 2009.

BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm. Acesso em: 15 jun. 2017.

BRASIL. Decreto nº 3276, de 6 de dezembro de 1999, dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na educação básica, e dá outras providências. Presidência da República, Brasília, 1999. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3276.htm Acesso em: 18 mai 2018.

BRASIL. Portaria nº 301, de 7 de abril de 1998. Diário Oficial da União de 9 de abril de 1998. Brasília, 1998. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/port301.pdf Acesso em 01 jun. 2019.

BRASIL.Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 23 dez. 1996.

BRASIL. MEC. Portaria nº 2631, de 19 de setembro de 2002. Diário Oficial da União, Brasília, 2002.

BURNIER, Suzana et al. Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 35 maio/ago. 2007

CEDU/UFAL. Coordenadoria dos Órgãos Colegiados Superiores. Cria o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e dá outras providências. Resolução n. 1/98 CEDU/UFAL, de 14 de setembro de 1998. Maceió, 1998.

CEDU/UFAL. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia a Distância. Maceió: UFAL, 1998.

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. Professores e suas histórias de vida: o particular e o universal na formação docente. In: Revista Espaço Pedagógico, v. 16, n. 1, Passo Fundo, p. 58-70, jan./jun. 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um encontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREITAS, Lilliane Miranda; GHEDIN, Evandro. Narrativas de formação: origens, significados e usos na pesquisa-formação de professores. In: Revista Contemporânea de Educação. vol. 10, n. 19, janeiro/junho de 2015. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1929/1966 Acesso em 10 jan. 2019

KEARNEY, Richard. Narrativas. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 409-438, maio/ago. 2012. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade Acesso em 10 de mai de 2019.

MADEIRA, Maria das Graças de Loiola; VERÇOSA, Elcio de Gusmão. O curso de Pedagogia do Centro de educação da UFAL: origens e trajetória ao longo dos seus primeiros 50 anos. In: VERÇOSA, Elcio de Gusmão; CORREIA, Mailza da Silva (orgs). Escritos sobre a educação alagoana: compêndios, periódicos, manuscritos e práticas educativas (séculos XIX, XX e XXI). EDUFAL, Maceió, 2011.

MEIHY, José Carlos Sabe Dom; HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

MERCADO, Luis P. Relatório do Projeto de Pesquisa História e Memória da EAD na UFAL. Maceió: PIBIC/Propep/UFAL, 2015.

MERCADO, Luis P. Institucionalização da educação a distância na universidade pública: o caso da UFAL. In: MERCADO, Luis P. (org.) Percursos na formação de professores com tecnologia da informação e comunicação na educação. Maceió: EdUFAL, 2007, p. 245-261.

MERCADO, Luis P; SOBRAL, Maia N.; BELO, Rafael. História e Memória da EAD na UFAL. Maceió: EdUFAL (no prelo).

MERCADO, Luís P.; ALMEIDA, Maria das G.; SILVA, Elza M.; MOURA, Esmeralda; SILVA, Ivana B.; CAVALCANTE, Luiz H. Formação de professores em serviço: o Curso de Graduação em Pedagogia a Distância da UFAL. In: KULLOK, Maísa B.; MERCADO, Luis P. Formação de professores: política e profissionalização. Maceió: Edufal, 2004, p. 195-211.

NÓVOA, Antônio. (Org.). Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (orgs). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2008.

SCHÜTZE, Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 210-222.

SILVA, Elza M. Entrevista. Vídeo realizado pelo Prof. Dr. Antônio Freitas. Maceió, 2011. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gagv7hFUl5A. Acesso em: 24 jun. 2017.

SILVA, Elza M. Entrevista do banco de dados do Projeto de Pesquisa História e Memória da EAD na UFAL. Maceió: UFAL, 2014.

UFAL. Coordenadoria dos Órgãos Colegiados Superiores. Homologa a criação dos núcleos e do programa de pós-graduação em educação do CEDU/UFAL. Resolução n. 33/99, CONSUNI, de 1 de fevereiro de 1999. Maceió, 1999.

UFAL. Coordenadoria dos Órgãos Colegiados Superiores. Aprova o projeto de implementação do curso de graduação a distância em Pedagogia. Resolução n. 19 CEPE, de 11 maio de 1998. Maceió, 1998.

UFAL/CEDU/NEAD. Relatório do Curso de Graduação a Distância em Pedagogia para os Municípios Alagoanos Conveniados com a UFAL, Maceió, 2000.

UFAL/CEDU/PROMUAL. Projeto do Curso de Graduação a Distância em Pedagogia para os Municípios Alagoanos Conveniados com a UFAL, Maceió, 1998.

VERÇOSA, Elcio de Gusmão. Entrevista do banco de dados do Projeto de Pesquisa História e Memória da EAD na UFAL. Maceió: UFAL, 2014.

WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (org). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

Published

2022-08-31

How to Cite

SILVA, Elza Maria da; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Challenges and impacts of implementing the distance pedagogy course at UFAL: narratives of the professional life of first class graduates. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 586–611, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p586-611. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13356. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 

You may also start an advanced similarity search for this article.