Narrating and learning about early childhood education through reflective portfolios
the relationship of students from a licentiate degree in pedagogy to knowledge throughout the of remote training context
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p201-221Keywords:
Relation to knowledge, Early childhood education, Remote teachingAbstract
The goal of this paper is to understand how a group of students from a licentiate degree in Pedagogy, at a public university, mobilizes and attributed meaning to what was have learnt in an experience of remote teaching about early childhood education. The Theory of Relation to Knowledge, proposed by Bernad Charlot, was used as the theoretical reference for the analysis of data, which were constructed between 2020 and 2021 from a portfolio. The result of the analysis highlights three thematic cores on the students' relationship to knowledge: the way in which the classes were conducted, the intellectual contents discussed and the production of self-knowledge arising from the reflective processes provided by the preparation of the portfolios.
Downloads
References
BAZERMAN, C. Criando identidades em um mundo intertextual. In: DIEB, M. (Org.). A aprendizagem e o ensino da escrita: desafios e resultados em experiências estrangeiras. Campinas - SP: Pontes Editores, 2018. p. 115-132.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1970.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 92, p. 11, 16 de Mai. de 2006.
-----.. Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 de jun. 2020. Edição 114, Seção 1, p.62.
CAMPOS, L. A.; LIMA, M. Cotas no ensino superior: uma política bem-sucedida. Folha de São Paulo, São Paulo - SP, 24 de fev. de 2022. Opinião. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2022/02/cotas-no-ensino-superior-uma-politica-bem-sucedida.shtml. Acesso em: 1 de jun. de 2022.
CHARLOT, B. (Org.). Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
CHARLOT, B.Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
CHARLOT, B.Da Relação com o saber. Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
CHARLOT, B.Os fundamentos antropológicos de uma teoria da relação com o saber. Revista Internacional Educon, vol. 2, n. 1, e21021001, jan./mar. 2021.
CÔCO, Valdete; VIEIRA, Maria Nilceia; GIESEN, Karina. Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia. Momento-Diálogos em Educação, v. 28, n. 1, p. 417-435, 2019.
DELORY-MOMBERGER, C. Biographie, biographique, biographisation. In: DELORY-MOMBERGER, C. (Dir.). Vocabulaire des histoires de vie et de la recherche biographique. Toulouse: Éditions Érès, 2019, p. 47-51.
DRUMOND, Viviane. Estágio e docência na educação infantil: questões teóricas e práticas. Olhar de Professor, vol. 22, 2019.
FORMOSINHO, João. Estudando a praxis educativa: o contributo da investigação praxeológica. Revista Sensos, Porto, v. 6, n. 1, p. 15-39, 2016.
FORMOSINHO, Júlia Oliveira; FORMOSINHO, João. A formação como pedagogia da relação. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 27, n. 51, p. 19-28, 2018.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d’água, 1997.
GERHARDT, Genifer. Caminhando com Tim Tim. 2014. (4m29s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1dYukOrq5RI. Acesso em: 29/06/2022.
GUSMAN, Antonio Barioni et al. Portfólio: conceito e construção. Uberaba: Instituto de Formação de Educadores. Universidade de Uberaba, 2002.
MAIA, M. Sobrevoo e trilhas da pesquisa: caminhos para olhar a educação infantil. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 23, n. 2, p. 590-607, maio/ago. 2018
MANTOVANI, Susanna; PERANI, Rita. Uma Profissão a ser Inventada: o educador da primeira infância. Pro-Posições, Campinas, v. 10, n. 1 [28], p. 75-98, 1999.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Oliveira; FORMOSINHO, João. Pedagogia-em-Participação: a perspectiva educativa da Associação Criança. Porto: Porto Editora, 2013.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. (Org.). Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.
SOUZA, E. C. de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In. NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T.M. (Orgs.). Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 59-74.
VASSALLO, Márcio. A professora encantadora. Abacate Editorial, 2010.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educ. Soc. [online]. 2005, vol.26, n.90. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101- 73302005000100013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 29/06/2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Debates em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).