Narrar e aprender sobre educação infantil em portfólios reflexivos
a relação com o saber de estudantes de pedagogia em situação de estágio remoto
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p201-221Palavras-chave:
Relação com o saber, Educação Infantil, Ensino remotoResumo
O objetivo deste trabalho é compreender o modo como um grupo de estudantes de Pedagogia se mobilizou e atribuiu sentido ao que aprenderam em uma experiência de Estágio em Educação Infantil ofertada via ensino remoto por uma universidade pública. A Teoria da Relação com o Saber, elaborada por Bernard Charlot, foi o sustentáculo teórico que guiou a análise dos dados, construídos entre os anos de 2020 e 2021, a partir de uma atividade de portfólio. O resultado da análise destaca três núcleos temáticos na compreensão dessa relação com o saber dos estudantes: o modo como o estágio foi conduzido, os conteúdos intelectuais que foram estudados e a produção de autoconhecimento oriunda dos processos reflexivos proporcionados pela confecção dos portfólios.
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