O QUE ENSINAR SOBRE A HISTÓRIA DAS SOCIEDADES INDÍGENAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?

Authors

  • Cintia Gomes da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Andréa Giordanna Araujo da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n19p107

Keywords:

Ensino de História, índios do Nordeste, Ensino Fundamental

Abstract

Este artigo se constitui das análises das dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas com o propósito de abordar a História dos povos indígenas da região Nordeste do Brasil (2008-2015). Tem como objetivo identificar as temáticas que podem ser objeto de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. Foram feitas pesquisas em sites de Programas de Pós-Graduação em Educação e em História das universidades federais dos estados da região nordeste, nos quais foram encontradas quatro dissertações de mestrado e duas teses de doutorado que abordam a temática objeto deste estudo. Por meio do exame dos textos acadêmicos, identificamos seis temáticas: rituais, memória (como recurso pedagógico), conflitos por territórios, luta por direitos políticos, as resistências dos índios na preservação de sua identidade e o uso da mão-de-obra indígena para o desenvolvimento das sociedades coloniais do nordeste, que podem ser objeto de estudo com os estudantes: crianças, adolescente, jovens, adultos e idosos dos anos iniciais do ensino fundamental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cintia Gomes da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Graduada em Pedagogia. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Andréa Giordanna Araujo da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.

Published

2017-12-20

How to Cite

DA SILVA, Cintia Gomes; ARAUJO DA SILVA, Andréa Giordanna. O QUE ENSINAR SOBRE A HISTÓRIA DAS SOCIEDADES INDÍGENAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 107, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n19p107. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3472. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos