Auxiliares de educação infantil na rede municipal de ensino em Ourinhos/SP: do cuidado à docência
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p197-216Keywords:
Docência. Profissionalização. Auxiliar de Educação Infantil.Abstract
Esta pesquisa tem como objeto a classe de profissionais denominados de Auxiliar de Educação Infantil e atuam em creches, com crianças de 0 a 3 anos no município de Ourinhos/SP. Embora tenham envolvimento direto com o aprendizado das crianças de tal faixa etária, sua configuração de identidade profissional no campo educacional ainda é nebulosa. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo analisar qual o perfil, atribuições e qualificações do Auxiliar de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Ourinhos bem como a visão do mesmo sobre sua profissão. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental nas normativas do município, leitura da produção intelectual de teóricos sobre o tema, junto com a elaboração de um questionário respondido por três funcionárias contratadas no período de 1 a 20 anos, contados da data de nomeação no cargo. O resultado mostrou que as auxiliares de educação infantil do município de Ourinhos exercem atribuições que vão além dos cuidados das necessidades físicas e biológicas das crianças, como a função de docência, mesmo não possuindo a formação exigida por lei. A pesquisa evidencia, ainda, a desvalorização no trabalho e na remuneração dessa classe de profissionais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).