Qualificação profissional ampliada no trabalho associado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p465-488

Palabras clave:

trabalho associado, economia solidária, saberes do trabalho, qualificação profissional, trajetórias

Resumen

Argumenta-se que experiências de trabalho associado, no âmbito da Economia Solidária, promovem uma qualificação profissional ampliada dos trabalhadores que, por sua vez, gera tensões e complementações com saberes e valores produzidos em trajetórias de trabalho pregressas, incluindo significados e sentidos atribuídos à categoria profissão. A pesquisa, referência para o texto, objetivou conhecer e compreender como vivências de trabalho marcam a qualificação de pessoas que escolheram trabalhar de forma associada e solidária. O referente empírico são trajetórias de trabalhadores de uma cooperativa de confecção do sul do Brasil, captadas por entrevistas narrativas. O conceito de qualificação profissional ampliada é de ALANIZ (2003) e serviram de orientação os estudos sobre profissão de FRANZOI (2006).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Clara Bueno Fischer, UFRGS – Faculdade de Educação - Departamento de Estudos Especializados – DEE PPG Educação.

Possui Pós-doutorado em Educação e doutorado em Educação. É pesquisadora PQ 1C, coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Conhecimento e Educação (CNPq) e membro de CA-ED Cnpq.

Betânia Cordeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Principais áreas de pesquisa:Saberes do trabalho, Autogestão, Educação Popular, Trabalho Associado.

Citas

ALANIZ, Erika Porceli. Concepções e práticas educacionais de qualificação profissional na empresa autogerida. 2003. 356f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Programa de Pós-Graduação em Educação. Marília, 2003.

ALANIZ, Erika Porceli. Qualificação profissional: um estudo das práticas educacionais em uma empresa de autogestão. São Paulo: Editora UNESP, 2007.

COGO, Paulo Sérgio. Trajetórias profissionais. In: HOLZMANN, L.; CATTANI, A. (Orgs). Dicionário de Trabalho e Tecnologia. Porto Alegre: Zouk, 2011.

FISCHER, Maria Clara Bueno. A arte de aprender a trabalhar coletivamente na vida de uma costureira. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 112-127, jan./abr. 2016.

FRANZOI, Naira. Entre a formação e o trabalho: trajetórias e identidades profissionais. Porto Alegre: UFRGS, 2006.

GAIGER, Luiz Inácio. Relações entre equidade e viabilidade nos empreendimentos solidários. Lua Nova, n. 83, p. 79-109, 2011.

GAIGER, Luiz Inácio. A economia solidária e a revitalização do paradigma cooperativo. RBCS, v.28, n. 82, p. 211-259, 2013.

HOLZMANN, Lorena. Divisão social do Trabalho. In: HOLZMANN, L.; CATTANI, A. (Orgs). Dicionário de Trabalho e Tecnologia. Porto Alegre: Zouk, 2011.

LIMA, Angela Maria. As faces da subcontratação do trabalho: um estudo com trabalhadoras e trabalhadores da confecção de roupas de Cianorte e região. 355 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas 2009.

MANFREDI, Silvia Maria. Qualificação e educação: reconstruindo nexos e inter-relações. Brasília: MTE, SPPE, DEQ, 2005.

NESPOLO, Nelsa Inês Fabian. Tramando certezas e esperanças: a história não para. São Leopoldo: Oikos, 2014.

NESPOLO, Nelsa Inês Fabian. As tramas da esperança: a história não para... São Leopoldo: Oikos, 2020.

NOVAES, Henrique. A autogestão como magnífica escola: notas sobre educação no trabalho associado. In: BATISTA, Eraldo; NOVAES, Henrique (Orgs). Trabalho, educação e reprodução social: as contradições do capital no século XXI. São Paulo: Canal 6, 2013.

SCHÜTZE, Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Orgs.).Metodologias de pesquisa qualitativa em educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010, p.210-222.

TIRIBA, Lia; FISCHER, Maria Clara. Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 24, p. 405-426, 2015.

TIRIBA, Lia; SICHI, Bruna. Os trabalhadores e a escola: de olho na(s) cultura(s) do trabalho. In: TIRIBA, L.; CIAVATTA, M. (Orgs). Trabalho e Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Liber Livro; Editora UFF, 2011.

Publicado

2021-11-30

Cómo citar

BUENO FISCHER, Maria Clara; CORDEIRO, Betânia. Qualificação profissional ampliada no trabalho associado. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 465–488, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p465-488. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11363. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.