Currículo pós-colonial e práticas docentes descoloniais: caminhos possíveis
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp387-407Palavras-chave:
Currículo Pós-Colonial. Práticas Docentes Descoloniais. Professores/as/decisores/as curriculares.Resumo
O presente texto trata sobre práticas docentes descoloniais através do currículo pós-colonial. Pressupomos que os currículos escolares ainda permanecem predominantemente sob os ditames coloniais e que as práticas docentes são espaço-tempo da diferença colonial tensionadas por movimentos de colonização e de descolonização. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo para apresentarmos elementos do currículo pós-colonial e das práticas docentes descoloniais. Concluímos que práticas docentes descoloniais são possíveis através de dois movimentos, a saber: desvendar as heranças coloniais nos currículos e construir práticas outras que rompam com o cânone eurocêntrico, valorizando os conhecimentos dos sujeitos que historicamente foram silenciados e negados pelo referido cânone.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).