Diálogo entre currículo e territórios das crianças Ribeirinhas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp421-444

Palavras-chave:

Educação Infantil do Campo, Currículo, Território

Resumo

Neste artigo, discutem-se as questões relacionadas ao currículo, à justiça curricular e ao território das crianças da Educação Infantil do contexto ribeirinho do município de Humaitá, Amazonas. O texto aborda a concepção de currículo, o qual possui diversas interpretações, inclusive a proposta pela justiça curricular, pelo conceito e pela prática que se compromete com um mundo inclusivo, justo e democrático e tem como compreensão que o currículo deve reconhecer os diferentes territórios. A abordagem metodológica é qualitativa e conta com as pesquisas bibliográfica e de campo. Os resultados apontam que os territórios ribeirinhos são espaços que promovem e exercem papel educativo importante para as crianças e precisam ser reconhecidos como primordiais na formação integral.

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Biografia do Autor

Zilda Glaucia Elias Franco, Universidade Federal do Amazonas - Humaitá

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra (ITEC-1994), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso, (UNEMAT-2001), com a pesquisa ?A produção escrita da criança e a interferência do professor?, Mestre em Ciências da Educação na Universidad Autónoma de Asunción revalidado pela Universidade Estácio de Sá - RJ (2010), onde realizou pesquisa na área de História de Leitura de professoras alfabetizadoras. Doutora Em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP por meio da pesquisa " Um olhar sobre as escolas localizadas no campo do Município de Humaitá (Sul do Amazonas): em busca da justiça curricular". Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA no Campus Vale do Rio Madeira em Humaitá - AM da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil - GPEDIN, Coordenadora do Projeto de Pesquisa Educação Infantil: políticas e práticas. Participa Grupo de Educação e Pesquisa em Justiça Curricular ? GEPEJUC (PUC/SP) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais (UFAM). Professora e Pesquisadora das áreas da Educação Infantil, Políticas Curriculares e da Educação do Campo.

Branca Jurema Ponce, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975) e em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Campos Salles. Mestra (1989) e Doutora (1997) em Educação pela PUCSP, onde é, desde 2004, Professora Titular. Vice-Reitora na gestão 2000-2004. Membro da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUCSP desde 2009. Membro do Comitê Organizador do evento internacional Web Currículo 2015; 2017; 2019. Membro do Comitê Editorial da Revista e-Curriculum (qualis A2). Membro do Comitê Assessor da Coleção Educ@ / Fundação Carlos Chagas. Consultora/Parecerista ad hoc do CNPq. Parecerista de diversas revistas científicas. Líder de Pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisa em Justiça Curricular (GEPEJUC) cadastrado no CNPq. Atua na linha de pesquisa Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares e na Rede Freireana de Pesquisadores (www.redefreireana.com.br). Membro do Departamento de Fundamentos de Educação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - pesquisadora 2. Temas recorrentes: políticas públicas de educação e currículo; currículo e justiça social; justiça curricular; tempo e educação escolar; teorias de currículo; políticas educacionais e práticas pedagógicas; ética, vida social e educação; educação em valores no currículo escolar.

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

FRANCO, Zilda Glaucia Elias; PONCE, Branca Jurema. Diálogo entre currículo e territórios das crianças Ribeirinhas. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 421–444, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp421-444. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12650. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate

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