Prática docente: as diferentes dimensões do processo de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp40-56

Palavras-chave:

Alfabetização. Leitura. Escrita.

Resumo

Este artigo busca refletir sobre a prática docente no Ciclo de Alfabetização, a partir da análise de aulas de uma professora do ano 1 do Ensino Fundamental, buscando apreender quais dimensões da alfabetização eram priorizados e os modos como eram abordadas. Evidenciamos que houve dedicação de tempo para ensinar o sistema notacional, simultaneamente ao trabalho voltado para a leitura e produção de textos, validando as propostas de metodologias de alfabetização que defendem a alfabetização ampliada que contempla diferentes dimensões do ensino da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Ferraz Leal, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Psicologia pela UFPE, com Pós-Doutorado em Educação pela Universidad de Buenos Aires. Professora do Centro de Educação da UFPE, onde atua na Pós-Graduação em Educação. Líder do do grupo de pesquisa "Educação e Linguagem: ensino da língua portuguesa - UFPE"

Kátia Virgínia das Neves Gouveia Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, onde atua como Técnica em Assuntos Educacionais. Membro do grupo de pesquisa "Educação e Linguagem: ensino da língua portuguesa - UFPE"

Patrícia Rocha Costa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Pedagoga pela FAFIRE-PE, Especialista em Educação.

Rayssa Cristina Silva Pimentel, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco, atualmente é membro do grupo de pesquisa "Educação e Linguagem: ensino da língua portuguesa - UFPE"

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

LEAL, Telma Ferraz; SILVA, Kátia Virgínia das Neves Gouveia; COSTA, Patrícia Rocha; PIMENTEL, Rayssa Cristina Silva. Prática docente: as diferentes dimensões do processo de alfabetização. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 40–56, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp40-56. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9757. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas"

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.