Impacto dos programas de alfabetização e educação de adultos: análise do papel da alfabetização na vida social dos alfabetizandos em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p141-161Resumen
O objecto de estudo da pesquisa aborda a questão da importância dos programas de alfabetização e educação dos adultos na vida social dos alfabetizandos. Tendo como objectivo geral analisar o papel da alfabetização na vida social dos alfabetizandos em Moçambique. É um estudo do tipo exploratório, com abordagem qualitativa, optou-se em métodos tais como estudo documental e estudo de caso, tendo-se aplicado instrumentos tais como entrevista semiestruturada e observação, para uma amostra de 20 alfabetizandos, onde podemos concluir que o programa de alfabetização de adultos trouxe muitas mudanças na vida social dos alfabetizandos, tais como melhoria na comunicação com os outros, aumentou o nível social dos alfabetizandos na medida em que surgem oportunidades para que possam procurar empregos melhores, facilitou a aplicação nos negócios familiares aumentando deste modo o rendimento familiar, melhorou também a postura na família na medida em que alguns já possuem condições para ajudar os seus filhos nos deveres de casa.Descargas
Citas
BARBOSA, J. J. Leitura e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1990.
Boletim da Republica. Suplemento do Sistema Nacional da Educação Lei 6/92. Imprensa Universitária. 1992
BUSS, P. M. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro. 2000.
CANEN, A. Desmistificando a avaliação. In: MEC. Educação de Jovens e adultos. Brasília: SEED, 1999.
CHARTIER, A-M. A escola obrigatória e o ofício de ensinar. Palestra proferida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, 2002.
CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o Bá-Bé-Bi-Bó-Bu: Pensamento e Ação no Magistério. 1. Ed. São Paulo: Scipione, 1998.
FERREIRO, E. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1985.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FREIRE, P. A importância do hábito de ler: em três artigos que completam. São Paulo: Autores Associados, Cortez, 2001.
______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
GADOTTI, M.; ROMÃO, J.E. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projectos de pesquisa. 3ª Ed. São Paulo: Atlas. 2004
______. Como elaborar projectos de pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
______. Como elaborar projectos de pesquisa. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GODOY, E. M. Métodos e Técnicas de Investigação Social. Porto: Areal Editores. 1995.
INE. Relatório de Desenvolvimento Humano. INE. Maputo. 2005
KLEIMAN, Â. Revista Pátio, ano IX nº 33 fev/abr. 2005.
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didáctica. São Paulo. 1990/1991.
______. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. In:
MARQUEZINE: M. C. ALMEIDA, M. A.; OMOTE; S. (Orgs.) Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina. Eduel. 2003.
MARCONI e LAKATOS. Técnicas de Pesquisa. 4ª Edição. São Paulo, Atlas, 2000.
MEPT. Plano Estratégico (2003-2005). Maputo: MEPT. 2012
MINED. Plano Curricular para a Alfabetização. Maputo: MINED. 2003
MOURA, D. C. Por trás das letras: o ensino do sistema de notação alfabética na Educação de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2001.
MORAIS, A. G. A apropriação do sistema de notação alfabética e o desenvolvimento de habilidades de reflexão fonológica. Letras de Hoje, Porto Alegre. 2004.
MORAIS, A. G.; ALBUQUERQUE, E. B. C. Alfabetização e letramento: o que são? Como se relacionam? Como alfabetizar letrando? Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
NANDJA, M.; MÁRIO, D. A Alfabetização em Moçambique: Desafios da Educação Para Todos. Unesco. Maputo. 2006
OLIVEIRA, S. A. O ensino e a avaliação do aprendizado do sistema de escrita alfabética numa escolarização organizada em ciclos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
SOARES, M. Aprender a escrever, ensinar e escrever. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 1998.
TFOUNI, L. V. Letramento e Alfabetização. São Paulo, Cortez, 1995.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
PINTO, Á. V. Sete lições sobre educação de adultos. 7.ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.
UNESCO. Relatório Sobre Educação de Adultos em Moçambique. UNESCO. 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).