Impacto dos programas de alfabetização e educação de adultos: análise do papel da alfabetização na vida social dos alfabetizandos em Moçambique

Autores/as

  • Cristovão Elsa Sefane Universidade Pedagógica (UP – Moçambique)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p141-161

Resumen

O objecto de estudo da pesquisa aborda a questão da importância dos programas de alfabetização e educação dos adultos na vida social dos alfabetizandos. Tendo como objectivo geral analisar o papel da alfabetização na vida social dos alfabetizandos em Moçambique. É um estudo do tipo exploratório, com abordagem qualitativa, optou-se em métodos tais como estudo documental e estudo de caso, tendo-se aplicado instrumentos tais como entrevista semiestruturada e observação, para uma amostra de 20 alfabetizandos, onde podemos concluir que o programa de alfabetização de adultos trouxe muitas mudanças na vida social dos alfabetizandos, tais como melhoria na comunicação com os outros, aumentou o nível social dos alfabetizandos na medida em que surgem oportunidades para que possam procurar empregos melhores, facilitou a aplicação nos negócios familiares aumentando deste modo o rendimento familiar, melhorou também a postura na família na medida em que alguns já possuem condições para ajudar os seus filhos nos deveres de casa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristovão Elsa Sefane, Universidade Pedagógica (UP – Moçambique)

Faculdade de Ciencias da Educacao e Psicologia

Politicas Educativas

Citas

BARBOSA, J. J. Leitura e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1990.

Boletim da Republica. Suplemento do Sistema Nacional da Educação Lei 6/92. Imprensa Universitária. 1992

BUSS, P. M. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro. 2000.

CANEN, A. Desmistificando a avaliação. In: MEC. Educação de Jovens e adultos. Brasília: SEED, 1999.

CHARTIER, A-M. A escola obrigatória e o ofício de ensinar. Palestra proferida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, 2002.

CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o Bá-Bé-Bi-Bó-Bu: Pensamento e Ação no Magistério. 1. Ed. São Paulo: Scipione, 1998.

FERREIRO, E. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1985.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FREIRE, P. A importância do hábito de ler: em três artigos que completam. São Paulo: Autores Associados, Cortez, 2001.

______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GADOTTI, M.; ROMÃO, J.E. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar projectos de pesquisa. 3ª Ed. São Paulo: Atlas. 2004

______. Como elaborar projectos de pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

______. Como elaborar projectos de pesquisa. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GODOY, E. M. Métodos e Técnicas de Investigação Social. Porto: Areal Editores. 1995.

INE. Relatório de Desenvolvimento Humano. INE. Maputo. 2005

KLEIMAN, Â. Revista Pátio, ano IX nº 33 fev/abr. 2005.

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didáctica. São Paulo. 1990/1991.

______. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. In:

MARQUEZINE: M. C. ALMEIDA, M. A.; OMOTE; S. (Orgs.) Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina. Eduel. 2003.

MARCONI e LAKATOS. Técnicas de Pesquisa. 4ª Edição. São Paulo, Atlas, 2000.

MEPT. Plano Estratégico (2003-2005). Maputo: MEPT. 2012

MINED. Plano Curricular para a Alfabetização. Maputo: MINED. 2003

MOURA, D. C. Por trás das letras: o ensino do sistema de notação alfabética na Educação de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2001.

MORAIS, A. G. A apropriação do sistema de notação alfabética e o desenvolvimento de habilidades de reflexão fonológica. Letras de Hoje, Porto Alegre. 2004.

MORAIS, A. G.; ALBUQUERQUE, E. B. C. Alfabetização e letramento: o que são? Como se relacionam? Como alfabetizar letrando? Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

NANDJA, M.; MÁRIO, D. A Alfabetização em Moçambique: Desafios da Educação Para Todos. Unesco. Maputo. 2006

OLIVEIRA, S. A. O ensino e a avaliação do aprendizado do sistema de escrita alfabética numa escolarização organizada em ciclos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.

SOARES, M. Aprender a escrever, ensinar e escrever. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 1998.

TFOUNI, L. V. Letramento e Alfabetização. São Paulo, Cortez, 1995.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

PINTO, Á. V. Sete lições sobre educação de adultos. 7.ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.

UNESCO. Relatório Sobre Educação de Adultos em Moçambique. UNESCO. 2009.

Publicado

2018-08-31

Cómo citar

SEFANE, Cristovão Elsa. Impacto dos programas de alfabetização e educação de adultos: análise do papel da alfabetização na vida social dos alfabetizandos em Moçambique. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 141–161, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p141-161. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5186. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Política e gestão da educação: questões contemporâneas"