Impacto dos programas de alfabetização e educação de adultos: análise do papel da alfabetização na vida social dos alfabetizandos em Moçambique

Autori

  • Cristovão Elsa Sefane Universidade Pedagógica (UP – Moçambique)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p141-161

Abstract

O objecto de estudo da pesquisa aborda a questão da importância dos programas de alfabetização e educação dos adultos na vida social dos alfabetizandos. Tendo como objectivo geral analisar o papel da alfabetização na vida social dos alfabetizandos em Moçambique. É um estudo do tipo exploratório, com abordagem qualitativa, optou-se em métodos tais como estudo documental e estudo de caso, tendo-se aplicado instrumentos tais como entrevista semiestruturada e observação, para uma amostra de 20 alfabetizandos, onde podemos concluir que o programa de alfabetização de adultos trouxe muitas mudanças na vida social dos alfabetizandos, tais como melhoria na comunicação com os outros, aumentou o nível social dos alfabetizandos na medida em que surgem oportunidades para que possam procurar empregos melhores, facilitou a aplicação nos negócios familiares aumentando deste modo o rendimento familiar, melhorou também a postura na família na medida em que alguns já possuem condições para ajudar os seus filhos nos deveres de casa.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Cristovão Elsa Sefane, Universidade Pedagógica (UP – Moçambique)

Faculdade de Ciencias da Educacao e Psicologia

Politicas Educativas

Riferimenti bibliografici

BARBOSA, J. J. Leitura e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1990.

Boletim da Republica. Suplemento do Sistema Nacional da Educação Lei 6/92. Imprensa Universitária. 1992

BUSS, P. M. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro. 2000.

CANEN, A. Desmistificando a avaliação. In: MEC. Educação de Jovens e adultos. Brasília: SEED, 1999.

CHARTIER, A-M. A escola obrigatória e o ofício de ensinar. Palestra proferida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, 2002.

CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o Bá-Bé-Bi-Bó-Bu: Pensamento e Ação no Magistério. 1. Ed. São Paulo: Scipione, 1998.

FERREIRO, E. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1985.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FREIRE, P. A importância do hábito de ler: em três artigos que completam. São Paulo: Autores Associados, Cortez, 2001.

______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GADOTTI, M.; ROMÃO, J.E. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar projectos de pesquisa. 3ª Ed. São Paulo: Atlas. 2004

______. Como elaborar projectos de pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

______. Como elaborar projectos de pesquisa. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GODOY, E. M. Métodos e Técnicas de Investigação Social. Porto: Areal Editores. 1995.

INE. Relatório de Desenvolvimento Humano. INE. Maputo. 2005

KLEIMAN, Â. Revista Pátio, ano IX nº 33 fev/abr. 2005.

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didáctica. São Paulo. 1990/1991.

______. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. In:

MARQUEZINE: M. C. ALMEIDA, M. A.; OMOTE; S. (Orgs.) Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina. Eduel. 2003.

MARCONI e LAKATOS. Técnicas de Pesquisa. 4ª Edição. São Paulo, Atlas, 2000.

MEPT. Plano Estratégico (2003-2005). Maputo: MEPT. 2012

MINED. Plano Curricular para a Alfabetização. Maputo: MINED. 2003

MOURA, D. C. Por trás das letras: o ensino do sistema de notação alfabética na Educação de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2001.

MORAIS, A. G. A apropriação do sistema de notação alfabética e o desenvolvimento de habilidades de reflexão fonológica. Letras de Hoje, Porto Alegre. 2004.

MORAIS, A. G.; ALBUQUERQUE, E. B. C. Alfabetização e letramento: o que são? Como se relacionam? Como alfabetizar letrando? Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

NANDJA, M.; MÁRIO, D. A Alfabetização em Moçambique: Desafios da Educação Para Todos. Unesco. Maputo. 2006

OLIVEIRA, S. A. O ensino e a avaliação do aprendizado do sistema de escrita alfabética numa escolarização organizada em ciclos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.

SOARES, M. Aprender a escrever, ensinar e escrever. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 1998.

TFOUNI, L. V. Letramento e Alfabetização. São Paulo, Cortez, 1995.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

PINTO, Á. V. Sete lições sobre educação de adultos. 7.ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.

UNESCO. Relatório Sobre Educação de Adultos em Moçambique. UNESCO. 2009.

Pubblicato

2018-08-31

Come citare

SEFANE, Cristovão Elsa. Impacto dos programas de alfabetização e educação de adultos: análise do papel da alfabetização na vida social dos alfabetizandos em Moçambique. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 141–161, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p141-161. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5186. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê "Política e gestão da educação: questões contemporâneas"