Impacto dos programas de alfabetização e educação de adultos: análise do papel da alfabetização na vida social dos alfabetizandos em Moçambique

Autori

  • Cristovão Elsa Sefane Universidade Pedagógica (UP – Moçambique)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p141-161

Abstract

O objecto de estudo da pesquisa aborda a questão da importância dos programas de alfabetização e educação dos adultos na vida social dos alfabetizandos. Tendo como objectivo geral analisar o papel da alfabetização na vida social dos alfabetizandos em Moçambique. É um estudo do tipo exploratório, com abordagem qualitativa, optou-se em métodos tais como estudo documental e estudo de caso, tendo-se aplicado instrumentos tais como entrevista semiestruturada e observação, para uma amostra de 20 alfabetizandos, onde podemos concluir que o programa de alfabetização de adultos trouxe muitas mudanças na vida social dos alfabetizandos, tais como melhoria na comunicação com os outros, aumentou o nível social dos alfabetizandos na medida em que surgem oportunidades para que possam procurar empregos melhores, facilitou a aplicação nos negócios familiares aumentando deste modo o rendimento familiar, melhorou também a postura na família na medida em que alguns já possuem condições para ajudar os seus filhos nos deveres de casa.

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Biografia autore

Cristovão Elsa Sefane, Universidade Pedagógica (UP – Moçambique)

Faculdade de Ciencias da Educacao e Psicologia

Politicas Educativas

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Pubblicato

2018-08-31

Come citare

SEFANE, Cristovão Elsa. Impacto dos programas de alfabetização e educação de adultos: análise do papel da alfabetização na vida social dos alfabetizandos em Moçambique. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 141–161, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p141-161. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5186. Acesso em: 12 ago. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê "Política e gestão da educação: questões contemporâneas"