A problematização e a instrumentalização na formação do pedagogo para o ensino de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p22-37Resumen
Este trabalho discute uma experiência de formação de professores para o ensino de ciências, fundamentada em alguns pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Teoria Histórico-Cultural e desenvolvida junto a estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade estadual paulista. Partindo de questões problematizadoras, os estudantes em formação tiveram contato com fundamentos teórico-metodológicos que traduziram em planos de aula sobre determinados temas curriculares. Analisando os resultados da experiência, conclui-se que é fundamental problematizar a situação desses estudantes em relação ao domínio sistemático dos conceitos científicos que irão ensinar, evidenciando a necessidade de superação tanto dos conceitos espontâneos das crianças, quanto da forma mecânica de assimilação de conceitos que predominou na trajetória deles e que tendem, sem perceber, a reproduzir em suas aulas.
Descargas
Citas
ARAÚJO, E. S. N. N.; TIZIOTO, P. C. CALUZI, J. J. Ciência e (In)Tolerância. Cadernos CDMCT - Série Divulgação Científica n.01 – 1 ed. – Bauru: Faculdade de Ciências, 2007.
AUGUSTO, T. G. S.; AMARAL, I. A. Concepções de professoras das séries iniciais, em formação em serviço, sobre a prática pedagógica em ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 19, n. 1, pp. 163-176, 2014.
AUGUSTO, T. G. S.; AMARAL, I. A. A formação de professoras
para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora. Ciência e Educação, v. 21, n. 2, p. 493-509, 2015.
BATISTA, I. L.; NASCIMENTO, E. L. União da História da Ciência com o Vê de Gowin: um estudo na formação de professores das séries iniciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n.2, p. 41-66, 2011.
BELUSCI, H. T.; BAROLLI, E. Impasses na formação inicial de professores das séries iniciais para o ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 135-158, 2013.
BIZZO, N. Conhecimento científico e cotidiano. In: BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. (2001). Parecer nº. CNE/CP 009/2000, de 8 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Conselho Nacional de Educação, Brasília, DF, 8 mai. 2001.
CARVALHO, A. M. P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.) Ensino de ciências por investigação - Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. cap.1.
GALLET, D. S.; MEGID, M. A. B. A.; CAMARGO, F. F. A experimentação em ciências naturais: uma abordagem histórico-crítica. Experiências em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Mato Grosso, v.11, no. 1, 2016.
GASPARIN, J. L. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 4. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. (Coleção educação contemporânea).
GIL-PÉREZ, D. G.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. (2001). Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, 7, 125-153.
FERNANDES, R. C. A.; NETO, J. M. Modelos educacionais em 30 pesquisas sobre práticas pedagógicas no ensino de Ciências nos anos iniciais da escolarização. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17(3), p.641-662, 2012.
KRASILCHIK, MYRIAM. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo Perspec. [online]. 2000, vol.14, n.1, pp. 85-93.
LIBANEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educ. Soc., Campinas , v. 20, n. 68, p. 239-277, Dec. 1999.
LIMA, M. E. C. C.; MAUÉS, E. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças. Revista Ensaio, v. 8, n. 2, p. 161-175, 2006.
LIMA, M. E. C.; LOUREIRO, M. B. Trilhas para ensinar ciências para crianças. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.
LONGHINI, M. D. O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 2, p. 241-253, 2008.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação educacional escolar; para além do autoritarismo, Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro. ABT, 13 (61): 6-5, nov./dez., 1984.
MAZZEU, Francisco José Carvalho. Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social. Cad. CEDES, Campinas, v. 19, n. 44, p. 59-72, Apr. 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 26 de outubro de 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100006.
NIGRO, R. G.; AZEVEDO, N. M. Ensino de ciências no fundamental 1: perfil de um grupo de professores em formação continuada num contexto de alfabetização científica. Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 705-720, 2011.
OECD. PISA 2012 Results: What Students Know and Can Do – Student Performance in Mathematics, Reading and Science. 2014. Disponível em: <http://www.oecd.org/pisa/aboutpisa/>. Acesso em: 01 jun. 2015.
SANTOS, W. L. P. dos; MORTIMER, E. F. Uma Análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira. Ensaio – pesquisa em educação em ciências, v. 2, n. 2, p.133-162, 2000.
SANTOS, Cesar Satiro dos. ENSINO DE CIENCIAS: ABORDAGEM HISTORICO-CRITICA. São Paulo: Autores Associados, 2005 (coleção: Armazém do Ipê)
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 7 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
VASCONCELOS, C; PRAIA, J. F.; ALMEIDA, L. S. Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à aprendizagem. Psicol. Esc. Educ. 2003, vol.7, n.1, pp. 11-19.
VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo : Martins Fontes, 2001.
ZILLI, B. et al. Apropriação teórica e metodológica da Pedagogia Histórico-Crítica na Educação em Ciências. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em CiênciasX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015. p. 1-9.
ZUQUIERI, Rita de Cássia Bastos. Ensino de Ciências na Educação Infantil: Análise de Práticas Docentes na Abordagem Metodológica da Pedagogia Histórico-Crítica. Bauru, SP: Faculdade de Ciências/Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2007. Dissertação (Mestrado)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).